80% dos agressores de idosos no Piauí são dependentes químicos, diz Delegacia de Segurança e Proteção

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um levantamento da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso apontou que, no ano de 2023, Teresina registrou cerca de 170 medidas protetivas foram solicitadas contra agressores de idosos.

Um levantamento da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso apontou que, no ano de 2023, Teresina registrou cerca de 170 medidas protetivas foram solicitadas contra agressores de idosos. Desse número, 80% são agressores que possuem dependência química e possuem algum grau de parentesco com as vítimas.

A delegada adjunta da Delegacia do Idoso, Cassandra Moraes, explicou que a maioria dos agressores se encontram dentro do lar das vítimas, normalmente sendo filhos ou netos.

“São aquelas agressões do dia a dia, como injurias, ameaças e xingamentos diversos. A gente precisa que o idoso nos procure na delegacia para evitar que evolua para uma violência física e patrimonial, porque o dependente químico vai furtando e extorquindo os idosos, e precisamos frear isso”, destacou a delegada.

Conforme a delegacia, somente neste mês de janeiro de 2024, houve 14 medidas protetivas solicitadas pela Delegacia do Idoso. Para evitar isso, o idoso e a sociedade precisam estar conscientes dos tipos de agressões e como elas se consolidam para serem feitas as denúncias.

“O idoso e a comunidade tem que ter a consciência que o poder estatal e toda a estrutura do poder judiciária está do lado dele. A delegacia faz a visita domiciliar ao idoso e mostra os meios e instrumentos para protegê-lo. Uma vez que é solicitada, em 48 horas, essa medida protetiva decretada”, disse a delegada Casandra Moraes.

Veja como denunciar

O disque 100 é o principal canal de encaminhamento de denúncias de violência contra pessoas idosas. Estas denúncias são encaminhadas às unidades de atendimento do município onde são averiguadas as situações denunciadas.

Para quem presenciar algum tipo de violação contra a pessoa idosa, deve acionar o Disk Cidadania pelo telefone: 0800 280 5688.

Outra opção em Teresina é o próprio Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), localizado na sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi)

– Telefone: 86 3222-4700

– Endereço: Rua Álvaro Mendes, 861, Ed. Clemente Fortes, no Centro de Teresina

Há também o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), serviço que tem como papel averiguar se há situação de risco ou violação de direitos – um serviço que atende por busca espontânea ou por encaminhamento de outros serviços.

– Telefone CREAS: (86) 3223-0712.

– Endereço: Rua João Virgílio, 1414 – Vermelha, Teresina.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí receberá investimentos de R$ 1 bilhão através do Novo PAC Seleções

Recursos serão destinados para abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e mobilidade urbana em 41 municípios. O Piauí vai receber...

Janja da Silva e ministro do esporte participaram do desfile na recepção de Macron a líderes

Primeira-dama cumpre outras agendas além de participar da cerimônia de abertura dos jogos; comitiva também inclui embaixador brasileiro na...

Dr. Dilson reafirma lealdade ao grupo político de Júlio César e busca reeleição para o cargo de vereador de Guadalupe

Com uma trajetória sólida na política local, Dr. Dilson Barbosa Gomes, atual presidente do Legislativo e o vereador mais...

Adolescentes caem de moto ao fugirem da Guarda Municipal durante live e tem protocolo de morte encefálica

O jovem sofreu politraumatismo e foi socorrido pelo Serviço Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital de Urgência...
spot_img

Rafael Fonteles entrega unidade de instituto que oferta emissão de carteiras em Piripiri

O Instituto Félix Pacheco está presente em 78 cidades do Piauí. A meta do governador é chegar aos 224...

Alunos do Curso de Formação da Polícia Militar conhecem programas e projetos da Investe Piauí

Eles conheceram na prática como funciona o ecossistema de inovação do Hub da Investe Piauí. Quarenta e oito cadetes que...
spot_img

Posts Recomendados