80% dos agressores de idosos no Piauí são dependentes químicos, diz Delegacia de Segurança e Proteção

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um levantamento da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso apontou que, no ano de 2023, Teresina registrou cerca de 170 medidas protetivas foram solicitadas contra agressores de idosos.

Um levantamento da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso apontou que, no ano de 2023, Teresina registrou cerca de 170 medidas protetivas foram solicitadas contra agressores de idosos. Desse número, 80% são agressores que possuem dependência química e possuem algum grau de parentesco com as vítimas.

A delegada adjunta da Delegacia do Idoso, Cassandra Moraes, explicou que a maioria dos agressores se encontram dentro do lar das vítimas, normalmente sendo filhos ou netos.

“São aquelas agressões do dia a dia, como injurias, ameaças e xingamentos diversos. A gente precisa que o idoso nos procure na delegacia para evitar que evolua para uma violência física e patrimonial, porque o dependente químico vai furtando e extorquindo os idosos, e precisamos frear isso”, destacou a delegada.

Conforme a delegacia, somente neste mês de janeiro de 2024, houve 14 medidas protetivas solicitadas pela Delegacia do Idoso. Para evitar isso, o idoso e a sociedade precisam estar conscientes dos tipos de agressões e como elas se consolidam para serem feitas as denúncias.

“O idoso e a comunidade tem que ter a consciência que o poder estatal e toda a estrutura do poder judiciária está do lado dele. A delegacia faz a visita domiciliar ao idoso e mostra os meios e instrumentos para protegê-lo. Uma vez que é solicitada, em 48 horas, essa medida protetiva decretada”, disse a delegada Casandra Moraes.

Veja como denunciar

O disque 100 é o principal canal de encaminhamento de denúncias de violência contra pessoas idosas. Estas denúncias são encaminhadas às unidades de atendimento do município onde são averiguadas as situações denunciadas.

Para quem presenciar algum tipo de violação contra a pessoa idosa, deve acionar o Disk Cidadania pelo telefone: 0800 280 5688.

Outra opção em Teresina é o próprio Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), localizado na sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi)

– Telefone: 86 3222-4700

– Endereço: Rua Álvaro Mendes, 861, Ed. Clemente Fortes, no Centro de Teresina

Há também o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), serviço que tem como papel averiguar se há situação de risco ou violação de direitos – um serviço que atende por busca espontânea ou por encaminhamento de outros serviços.

– Telefone CREAS: (86) 3223-0712.

– Endereço: Rua João Virgílio, 1414 – Vermelha, Teresina.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Seleção de Jerumenha vence torneio intermunicipal de futsal realizado em Marcos Parente

A equipe campeã foi agraciada com R$ 800.00, enquanto a vice-campeã recebeu R$ 200.00, na distribuição dos prêmios. Na noite...

Escola municipal de Floriano programa atividade de ciclismo “1º Pedal Escola-Família” com pais e alunos

O pedal é uma sequência de uma atividade desportiva realizada em 2023 pela escola e que teve uma grande...

Mulher suspeita de produzir e divulgar conteúdo sexual da própria filha de quatro anos é presa no Sul do Piauí

Segundo o delegado titular de Baixa Grande do Ribeiro, Marcos Halan, a presa alega que foi ameaçada e obrigada...

Usina de Boa Esperança em Guadalupe opera normalmente com 58,90% de armazenamento, afirma Chesf

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou na sexta-feira (23), que a...
spot_img

Carro-Pipa é a principal fonte de abastecimento de água para 102 mil piauienses

Mesmo que o uso do carro-pipa não seja indicado, essa é a principal fonte de abastecimento para muitos nordestinos. O...

Edital do concurso da Polícia Penal do Piauí com 200 vagas está previsto para próxima semana

O secretário estadual de Justiça do Piauí (Sejus), Carlos Augusto, anunciou para a próxima sexta-feira,1º de março, o lançamento...
spot_img

Posts Recomendados