O evento foi informado pela prefeita Neidinha Lima em reunião realizada neste sábado, 25, e acontecerá no período de 03 a 07 de junho e irá oferecer diversos serviços gratuitos à população.
A prefeita da cidade de Guadalupe comunicou oficialmente em reunião realizada em seu gabinete na manhã deste sábado, a chegada do projeto Justiça Itinerante.
Uma equipe de servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, participou do encontro, informando a gestora sobre o planejamento de atuação do projeto, e de que forma o município poderá contribuir com sucesso do evento.
Os servidores Carlos Alberto (Conciliador do TJ-PI) e Roberta Sampaio (Analista Judicial do TJ-PI, informaram aos presentes a data e horário de funcionamento dos atendimentos. Os ônibus que fazem parte dos trabalhos de atendimento à população, estarão estacionados em frente ao prédio da Secretaria do Trabalho de Desenvolvimento Social, atendendo no horário comercial.
O objetivo da atuação da Justiça Itinerante no município é levar cidadania às populações menos favorecidas que precisam resolver diversas questões na justiça, que normalmente demandaria muito tempo e recursos.
Neidinha Lima lembrou que esta ação é de grande interesse social e atenderá o maior número possível de guadalupenses. Todas as ações do Itinerante acontecerão em salas da Secretaria de Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Na oportunidade a prefeita estava acompanhada dos vereadores Jesse James e Hélvia Almeida, Adcarlinton Rodrigues (Sec. de Governo), Dr. Paulo Rocha (Sec. Saúde), Josélia Cavalcante (Sec. de Educação), Euclides Alves (Assessor de Comunicação), Ramídio Leite (Coordenador do CRAS), e Cristineide Gualter (Assistente Social do CRAS)
Dentre os diversos atendimentos que serão oferecidos a população estão:
DIVÓRCIO
HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA;
RECONHECIMENTO DE UNIÃO ESTÁVEL;
DISSOLUÇÃO DE ESTÁVEL;
RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL (Qualquer alteração no registro nascimento e casamento).
SUPRIMENTOS DE ÓBITO (Quando a pessoa não registra o óbito a tempo).
SUPRIMENTOS DE REGISTRO CIVIL (Quando a pessoa sem certidão de nascimento).
EXAMES DE DNA
PATERNIDADE
CASAMENTO CIVIL (Comunitário)
Carteira de Identidade (A primeira inscrição)
INSS: Informações sobre benefícios e aposentadoria
SEBRAE: Informações sobre o Micro Empreendedor (Registro de Microempreendedor e Oficinas)
DEFENSORIA PÚBLICA: Atendimentos e orientações jurídicas
OUVIDORIA PÚBLICA DO ESTADO
ASISTENTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO
Orientações sobre Bolsa Família e outros programas do governo federal. Passe do idoso e deficientes. Agendamento da Carteira de Trabalho e outros.