Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Caixa libera 2ª parcela de 293 milhões do Finisa I ao Governo do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O destravamento do Finisa I vai possibilitar a retomada de 158 projetos no Piauí.

A Caixa liberou nesta segunda-feira (8), os R$ 293 milhões referentes a 2ª parcela do empréstimo Finisa I. Os recursos estavam bloqueados por decisão da 5ª Vara da Justiça Federal do Piauí. No último dia 24 de junho, uma decisão do desembargador federal, Kássio Marques, do Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF), derrubou a liminar de 1ª instância autorizando à Caixa repassar a verba.

“Com a liberação desses recursos, o Estado pode retomar importantes obras e fazer a economia girar, gerando mais empregos”, disse o secretário de Fazenda Rafael Fonteles.

O destravamento do Finisa I vai possibilitar a retomada de 158 projetos no Piauí, dentre eles obras importantes como a Adutora do Litoral e várias rodovias, a exemplo da BR-222.

O Governo do Piauí esperou mais de um ano pela liberação dos recursos. Ao TRF, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) alegou risco à ordem pública e à ordem econômica a demora na liberação do Finisa I. Segundo a Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE), o bloqueio do empréstimo causou um prejuízo financeiro aos cofres públicos na ordem de R$ 28.118.701, afetando direta e negativamente a vida de 2.921.253 piauienses, distribuídos em 158 municípios, e deixando de gerar cerca de 7.500 empregos diretos.

O TRF entendeu que ficou suficientemente demonstrada a possibilidade de liberação da segunda parcela do contrato de empréstimo, uma vez que a Caixa Econômica Federal, no dia 12 de abril de 2019, relatou que não remanescia mais pendência para a continuidade da execução do contrato de financiamento.

Além disso, um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) também sinalizou de forma positiva para a liberação dos recursos, sem falar na manifestação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que declarou inexistir até o presente momento nenhuma decisão determinando a suspensão de obras ou suspensão da liberação da segunda parcela dos recursos objeto do aludido contrato.

Governo do Piauí

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PF aguarda decisão na Bolívia para trazer líder de facção criminosa

Tuta está preso e condenado a 12 anos de prisão no Brasil O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues,...

PM apreende droga e prende dois suspeitos de tráfico em Floriano no bairro Tabocas

A ação reforça o compromisso da Polícia Militar do Piauí em combater o crime e garantir a segurança da...

Primeiro plantão pedagógico do ano fortalece diálogo entre escolas e famílias em Guadalupe

Por Gleison Fernandes- jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe promoveu, neste sábado, 17 de maio, o...

Guadalupe realizou Dia “D” com boa adesão e população pode continuar se vacinando contra gripe e HPV nas UBS

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado, 17 de maio,...
spot_img

Médicos conseguem “reescrever” DNA em tratamento inédito e curam bebê de doença rara; entenda como é feito

Com mutação fatal no DNA, bebê recebeu tratamento experimental que reescreveu seu código genético e abriu caminho para terapias...

Seis municípios do Piauí aparecem em ranking de maiores temperaturas do Brasil em 24h

Seis municípios do Piauí aparecem no ranking de maiores temperaturas nas últimas 24h no Brasil. A cidade de Alvorada...
spot_img

Posts Recomendados