IFPI cancela 20 bolsas após anúncio de corte pelo Cnpq

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Bolsas ausentes podem comprometer pesquisas na área de silagem no semiárido e na análise de produção e tratamento de água.

Restrição de recursos e corte de benefícios. É esta a realidade pela qual o ensino superior brasileiro vem passando nos últimos meses, desde que o Ministério da Educação anunciou o contingenciamento de recursos repassados às universidades e institutos federais. Após a Ufpi anunciar uma perda de cerca de R$ 33 milhões de suas verbas, foi a vez de o Instituto Federal do Piauí (Ifpi) adotar medidas.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

O Instituto cancelará 20 bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, PIBITI e PIBIC EM) que haviam sido garantidas em edital junto ao CNPQ. Pesquisas na área de silagem, que são desenvolvidas no semiárido piauiense, e na área hídrica, como produção e tratamento de água, poderão ficar comprometidas e até parar. O anúncio do cancelamento dos benefícios vem após o próprio CNPQ suspender mais de 400 bolsas nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A medida foi anunciada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, ainda na semana passada. À imprensa nacional, o gestor falou em total falta de recursos e de condições de sustentar o fornecimento dos benefícios a pesquisadores e estudantes.

“Nós fomos pegos de surpresa com esses cancelamentos, porque tínhamos um edital em vigência, inclusive preparando a divulgação do resultado de quem pleiteou essas bolsas de iniciação científica. Vamos manter o edital, enquanto aguardamos um posicionamento do MEC sobre a possibilidade de a situação se resolver e caso isso ocorra, as bolsas poderão ser entregues”, explica o professor José Luís Silva, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifpi.

Ufpi estuda adesão ao Future-se

Em meio aos cortes de recursos e cancelamentos de bolsas, as universidade federais brasileiras avaliam a possibilidade de aderirem ou não ao Future-se, o programa do Ministério da Educação que propõe, dentre outros pontos, que as instituições gerem as próprias receitas e possam fechar parcerias com o setor privado. Aqui no Piauí, a Universidade Federal está com um grupo de trabalho, estudando o projeto mais a fundo antes de anunciar um posicionamento.

Hoje (02), o reitor, professor Arimateia Dantas Lopes, deve se reunir com o Conselho Universitário para deliberar sobre o assunto. Em sua página eletrônica, a Ufpi disponibilizou um documento contendo todas as diretrizes do Future-se para que a população de maneira geral, não só a acadêmica, tome conhecimento do que está sendo proposto e opine sobre o assunto.

“Investimento privado se daria em detrimento do investimento público”

A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação apresentou ressalvas quanto às propostas do MEC , sobretudo quanto aos cortes de recursos anunciados recentemente pela pasta. Para a presidente da entidade, Flávia Calé, ao facilitar parcerias público-privadas, o Future-se retira do Estado sua função primordial de oferecer de forma gratuita educação de qualidade.

Em entrevista, ela acrescentou ainda que os programas de pós-graduação por todo o país já estão sofrendo com a baixa de pesquisadores, sobretudo aqueles que começariam agora a desenvolver suas primeiras pesquisas. “Dizem que estão cortando bolsas ociosas, mas uma bolsa nunca fica ociosa. Ela encerra e passa automaticamente para outro aluno que passou na seleção. Com isso, os pesquisadores sequer ingressam nos programas e acaba refletindo na redução no número de pesquisas e de gente trabalhando nos laboratórios”, afirmou Flávia.

Por: Maria Clara Estrêla/Portal O Dia

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

C.F.C inicia campanha com sucesso ao vencer o Santos nos pênaltis no Campeonato Guadalupense de Futebol Amador 2024

O gol foi marcado pelo jogador Gilson aos 43 minutos do segundo tempo. A Prefeitura de Guadalupe deu início, na...

Evento promovido pela Prefeitura de Marcos Parente capacita profissionais em educação inclusiva

Inclusão e Educação. No último sábado, dia 27 de abril, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu...

Nova linha de crédito vai apoiar produtores em conversão de pastagens

Ministro da Agricultura falou sobre financiamento na ExpoZebu. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou neste sábado (27)...

Justiça prende eleitores por suposta tentativa de fraude em transferência de domicílio no Piauí

Após receberem voz de prisão do juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da 13ª Zona Eleitoral, foram conduzidos à Delegacia...
spot_img

Papa Francisco recebe ex-presidente Dilma Rousseff no Vaticano; veja o vídeo!

Pontífice trocou presentes com atual chefe do Banco do Brics em reunião privada O Papa Francisco se reuniu neste sábado...

Justiça restabelece norma do CFM que impede aborto após 22 semanas em casos de estupro

Norma proíbe médicos de realizarem assistolia fetal, método utilizado na fase avançada da gestação O Tribunal Regional Federal da 4ª...
spot_img

Posts Recomendados