Posse de vereadores em Valença ocorre em meio a divergência e registro de BO

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A primeira decisão no País sobre candidatura laranja, julgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi cumprida nesta terça-feira (8) em sessão tumultuada no município de Valença (a 210 km de Teresina).

O impasse começou quando o presidente da Câmara em exercício, vereador Lucivaldo de Sousa Monteiro (Solidariedade) iniciou a solenidade de posse e foi questionado pelo vereador Rubens Alencar (MDB).

Para Alencar, a posse não poderia ser comandada por Lucivaldo Monteiro, mas pela vereadora mais votada da eleição, Íris Moreira (Progressistas) que obteve 899 votos. Sem chegarem ao consenso, o presidente em exercício da Câmara suspendeu a sessão, não deu posse aos novos eleitos e comunicou ao juiz da comarca sobre o fato.

Ao sair da Câmara, o presidente procurou a Delegacia do município e registrou boletim de ocorrência alegando crime de constrangimento ilegal.

Lucivaldo Monteiro também ingressou com ação na justiça pedindo a anulação da posse dos novos vereadores. O juiz irá analisar o pedido. Lucivaldo alegou que o regimento interno da Casa e a Lei Orgânica do Município foram desrespeitados.

“Estão contrariando o que diz o regimento interno, a Lei Orgânica e até a decisão do juiz que determina para eu dar posse aos suplentes. A situação ficou tensa, mas vamos procurar nossos direitos. A lei é bem clara”, disse Lucivaldo Monteiro.

Dos 11 vereadores da Câmara, seis foram cassados em decisão inédita que fraude na cota mínima de candidatas mulheres deve levar à cassação de toda a chapa eleitoral, com a perda do mandato dos eleitos.

Para o primeiro secretário da mesa diretora da Câmara, Leilivan Martins (MDB), os suplentes estão atropelando as leis, tentando confundir à justiça e pulando etapas do processo.

“É uma eleição complementar da mesa diretora só pode ocorrer em 15 dias no mínimo. A mesa diretora já existia e não pode ser destituída dessa forma, querem confundir a população. É preciso seguir os passos que a lei determina em casos como este”, disse Leilivan Martins.

Mesmo com a divergência, os seis vereadores tomaram posse e elegeram Rubens Alencar como novo presidente da Câmara.

Tomaram posse os vereadores:

Joaquim de Moraes Rego Filho (PTB)
Vanildo de Castro Soares (Solidariedade)
Sebastião Dhonatan dos Santos Carneiro (Solidariedade)
Edilsa Maria da Conceição do Vale (MDB)
Geane da Silva Vieira (PT)
Antonia Iara da Costa (Progressistas)

Flash Yala Sena
[email protected]

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TCE-PI monitora indícios de infiltração de facções em contratos públicos

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kléber Eulálio, afirmou que a Corte de Contas...

Estudo indica reversão da disfunção erétil em 90% dos casos com “viagra eletrônico”

Dispositivo implantável estimula nervos pélvicos e permite retorno da ereção em homens com lesão medular ou após cirurgia. Um dispositivo...

Por que os doadores de esperma estão tendo centenas de filhos?

O mercado europeu de esperma está em expansão, mas será que o esperma de alguns doadores está sendo usado...

Floriano celebra o Dia da Bíblia com evento especial e participação do deputado Dr. Marcus Vinícius; veja o vídeo

Com programação religiosa e apresentação musical, a cidade reúne fiéis para exaltar a Palavra de Deus e fortalecer laços...
spot_img

Homem é preso suspeito de abuso sexual contra a própria mãe e violar medida protetiva em Floriano

Um homem conhecido pelo apelido de “Pote” foi preso na tarde da última quarta-feira, 10/12, por volta das 15h30,...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...
spot_img

Posts Recomendados