Presidente do TSE diz que existe consenso para adiamento das eleições

-

Barroso destacou ainda a necessidade da aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribuna Federal), Luís Roberto Barroso, avaliou na segunda-feira (8), durante a Live JR, que existe um consenso para que as eleições municipais deste ano sejam adiadas por algumas semanas em função da pandemia do novo coronavírus.

“Há um certo consenso médico de que o adiamento das eleições por algumas semanas é bom, mas todos concordam que é possível fazer neste ano, porque nos primeiros meses de 2021 o quadro epidemiológico vai estar muito semelhante”, disse ele após reunião com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

De acordo com Barroso, que diz ter consultado médicos e epidemiologistas, existe uma “preocupação democrática” para que o pleito ocorra ainda em 2020 e evite o prolongamento dos mandatos de prefeitos e vereadores.

“É razoável esperar que o processo eleitoral possa se desenrolar entre meados e o final de novembro e as primeiras semanas de dezembro”, disse Barroso aos jornalistas Clébio Cavagnole, Cleisla Garcia e Eduardo Ribeiro.

Barroso destacou ainda a necessidade da aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para alterar a data das eleições. Questionado, ele nega a possibilidade de prorrogar o segundo turno do pleito para janeiro de 2021. “Temos que resolver em dezembro”, pontuou ele ao citar o dia 20 de dezembro como uma “data limite” estabelecida pela Justiça Eleitoral.

O presidente do TSE contou ainda que será preparada uma cartilha para orientar os eleitores a respeito do processo de votação em meio à pandemia. “Não se pode passar álcool em gel e colocar o dedo nas urnas, porque estraga o equipamento. Vamos ter que pensar em um mecanismo para que haja a higienização [da urna] imediatamente após a votação”, afirma Barroso.

Segundo Barroso, o Tribunal Eleitoral vai pedir apoio de empresas pela conseguir luvas, máscaras e álcool em gel para garantir a saúde dos eleitores. “Vamos precisar que a iniciativa privada apoie a democracia brasileira e proteja nossos 1,8 milhão de mesários. Queremos zelar pela saúde deles e dos eleitores”, garantiu o ministro. 

Entre as medidas discutidas para a realização do pleito, Barroso cita o prolongamento do horário de abertura das urnas e descarta, neste momento, uma eleição em dois dias devido ao aumento dos custos e segurança das urnas. “Há muitas preocupações”, avaliou.

Com informações do R7

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Governo divulga orientações sobre condutas vedadas em ano eleitoral para servidores

O Governo do Piauí está distribuindo a todos os servidores públicos estaduais um conjunto de orientações sobre as condutas...

Após viver isolado com pelúcia, macaquinho rejeitado é aceito por grupo em zoológico

O macaquinho Punch, que vive no zoológico de Ichikawa, no Japão, tornou-se o novo fenômeno das redes sociais. Abandonado...

Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais

O Governo do Piauí iniciou o processo de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) especializada para elaborar o...

Ciro Nogueira é considerado excelente vice para chapa de Flávio Bolsonaro, diz Valdemar Costa Neto

Manifestação na Paulista e consolidação de discurso moderado de Flávio serão decisivas para selar eventual aliança entre PL e...

Governo Lula celebra benefício de luz mais barata para milhões de famílias

Novo Desconto Social, que integra o programa Luz do Povo, oferece redução de até 11,8% na conta de luz...

PT leva ao TSE ação contra Flávio Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada

Para o PT, vídeo publicado por Flávio Bolsonaro nas redes sociais tem “única finalidade: macular a imagem de Lula” O...

Presidente Lula e autoridades brasileiras lamentam morte do Papa Francisco

Pontífice morreu às 7h35 desta segunda enquanto se recuperava...

Ataque de Israel mata 100 pessoas na Faixa de Gaza

Vítimas morreram enquanto rezavam Autoridades da Faixa de Gaza informaram...

Você também pode gostar
Recomendado para você