Comitê internacional fará pente-fino em vacina de Oxford, após suspensão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Brasil foi informado pela empresa AstraZeneca da suspensão da fase três dos estudos com a vacina de Oxford no início da noite desta terça-feira (8).

O comunicado aos centros de estudos brasileiros ocorreu logo depois que uma voluntária do Reino Unido apresentou uma reação adversa grave ao participar do teste. Os 5 mil voluntários testados no Brasil estão nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Imagem – Reprodução

Especialistas em vacina com os quais a CNN conversou disseram que, a partir de agora, será preciso esperar o posicionamento oficial do Comitê Internacional de Pesquisadores, que fará uma inspeção na vacina de Oxford. O órgão dará o parecer final sobre a continuidade ou não dos estudos em todo o mundo.

O comitê vai avaliar a relação da reação com a vacina e se a voluntária tem algum histórico que justificasse a resistência ao imunizante. Não há, no entanto, um prazo estabelecido para que o comitê finalize a avaliação. 

De acordo com técnicos que acompanham os experimentos no Brasil, o comitê é formado por até 10 pesquisadores internacionais que não estão envolvidos com a produção do imunizante. Ou seja, atuam de maneira independente. Eles têm os nomes preservados para que se mantenha isenção e independência no processo de avaliação.  

Em nota, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou que a decisão de interromper os estudos foi do laboratório, que comunicou os países participantes. O órgão também informou que vai aguardar o envio de mais informações para se pronunciar sobre os estudos no país.

A Fiocruz, apontada como uma possível produtora da vacina no Brasil, também se manifestou por meio de nota. Disse ter sido foi informada pela AstraZeneca sobre a suspensão dos testes clínicos em fase 3 e que vai acompanhar os resultados das investigações sobre possível associação de efeito registrado com a vacina para se pronunciar oficialmente. 

O Ministério da Saúde disse em nota que a pausa no estudo significa que não haverá inclusão, neste momento, de novos participantes. Entretanto, aqueles já incluídos seguem em acompanhamento para avaliação da segurança e eficácia.

Kenzô Machida, da CNN, em Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia destrói uma tonelada de drogas apreendida no Litoral do Piauí

Maconha, cocaína, crack e insumos químicos apreendidos em operações recentes em Parnaíba, Luís Correia e região foram destruídas. Aproximadamente uma...

Gestantes de Guadalupe devem procurar as UBSs a partir de segunda-feira (15) para vacinação contra o VSR, orienta Amanda Souza Miranda

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe informa que o município dará...

Presidente da Câmara de Sebastião Leal busca bonificação de Natal para vereadores através de consulta ao TCE

Consulta enviada ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí sobre o pagamento do benefício não foi reconhecida, e...

Ataque a tiros deixa menina de 12 anos morta e homem ferido em Floriano

Uma menina de 12 anos, identificada como Ester Lourrane de Castro Aquino, morreu após ser atingida por um disparo...
spot_img

Coren Capacita realiza ação de qualificação em Bertolínia e reúne profissionais da Enfermagem e do Samu

O município de Bertolínia recebeu, na quinta-feira (11), uma ação do Programa Coren Capacita, iniciativa do Conselho Regional de...

Deputado Júlio César participa de momento religioso durante festejos da padroeira de Guadalupe

O deputado federal Júlio César participou, na noite da última quinta-feira, 11 de dezembro, do novenário de Nossa Senhora...
spot_img

Posts Recomendados