Bolsonaro empataria com Lula e Moro no 2º turno, mostra pesquisa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa PoderData indica que o presidente Jair Bolsonaro venceria os ex-ministros Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em eventual disputa em 2º turno na eleição presidencial de 2022.

O atual mandatário empataria com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sergio Moro (sem partido).

Fotografia: DR

Contra Lula, o levantamento mostra que ambos têm 41% das intenções de voto.© Fornecido por Poder360

Em 2018, mesmo preso depois de condenação em 2ª Instância, o ex-presidente foi registrado como candidato à Presidência. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no entanto, barrou a candidatura com base na Lei da Ficha Limpa.

Agora solto, depois de nova interpretação do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre prisão pós-2ª Instância, Lula tenta tornar-se elegível. No entanto, além de duas condenações (casos tríplex do Guarujá e sítio de Atibaia), enfrenta duas denúncias da Lava Jato em Curitiba, 4 ações na Justiça Federal do Distrito Federal e uma na Justiça Federal de São Paulo.

O levantamento PoderData mostra ainda que apesar de ter sido alvo da operação Lava Jato, que teve Sergio Moro como o maior algoz do PT, Lula recebe ainda 32% dos votos daqueles que declaram apoio ao ex-juiz federal no 1º turno. Outros 35% migrariam para o voto em Bolsonaro.

A pesquisa indica que, entre os que votariam em Bolsonaro no 1º turno, 86% manteriam o voto no 2º turno e 7% votariam no petista. Enquanto entre os eleitores de Lula, 99% continuariam fiéis ao líder do PT.

Bolsonaro só herda mais votos de Moro (35%) e Flávio Dino (55%) –que só recebeu 4% das intenções no 1º turno. Já Lula passa a receber votos dos eleitores de Ciro Gomes (78%), Doria (45%) e Mandetta (43%).© Fornecido por Poder360

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 14 a 16 de setembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 459 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. 

A estratificação da pesquisa mostra que as mulheres preferem Lula (44%) e homens, Bolsonaro (50%). O presidente lidera no Centro-Oeste com 66% das intenções de voto contra 26% do petista. O ex-presidente é o favorito entre os moradores do Sul (43%) enquanto o chefe do Executivo tem 26% dos votos na região.

Na região Nordeste, maior reduto eleitoral do PT nas últimas disputas presidenciais, Bolsonaro está 6 pontos percentuais à frente de Lula. Tem 46% das intenções de voto contra 40% do petista.

O levantamento mostra ainda que Lula lidera entre os mais jovens, com 46% contra 29% do presidente. Bolsonaro se sai melhor entre os que têm de 25 a 44 anos (46%). O petista tem 40% dos votos desse grupo.

Há ainda grupos de eleitores divididos. Bolsonaro e Lula registram empate técnico entre os que têm 60 anos ou mais, pessoas que têm só o ensino fundamental, os sem renda fixa, os que recebem de 2 a 5 salários mínimos e os que ganham mais de 10 salários mínimos.© Fornecido por Poder360

Bolsonaro X Moro

Em outro cenário, entre o presidente e o ex-ministro da Justiça, há empate técnico, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais. Bolsonaro tem 40% contra 37% de Moro. Em levantamento realizado de 3 a 5 de agosto, ambos tinham 41%.© Fornecido por Poder360

PoderData mostra que a maioria dos eleitores de todos os candidatos no 1º turno, em cenário com Lula, passaria a votar em Moro –com exceção dos apoiadores de Bolsonaro.

O ex-juiz da Lava Jato ainda herdaria 54% dos votos de Lula. Neste cenário, 8% dos que votaram no ex-presidente passariam a apoiar Bolsonaro. O ex-juiz da Lava Jato foi responsável pela condenação do líder PT no caso do tríplex do Guarujá. Na última pesquisa, em cenário com Haddad, Moro herdou 62% dos votos do ex-ministro.

O levantamento mostra ainda 5% de eleitores infiéis a Bolsonaro. Esse percentual de bolsonaristas mudaria o voto no 2º turno.© Fornecido por Poder360

A pesquisa estratificada indica que Moro se sai melhor entre as mulheres (44%) e Bolsonaro, entre os homens (50%). O presidente lidera nas regiões Centro-Oeste (50%) e Nordeste (49%). O ex-ministro tem mais votos no Sudeste (45%) e no Norte (47%).

Considerando a faixa etária, o grupo dos que têm de 16 a 24 anos (50%) e o dos mais idosos (40%) preferem o ex-juiz federal.

Bolsonaro e Moro empatam tecnicamente entre os que só têm ensino fundamental, com 38% e 35%, respectivamente. O presidente se sai melhor entre os que estudaram até o ensino médio (47%). O ex-ministro tem mais votos dos que cursaram o ensino superior (52%).

Só no grupo dos sem renda fixa Bolsonaro tem mais votos, quando se considera a renda dos entrevistados. Moro tem mais apoio nas demais faixas de renda. Entre os que recebem mais de 10 salários mínimos, o ex-ministro tem 56% das intenções, contra 30% que votariam em Bolsonaro.© Fornecido por Poder360

Bolsonaro X Haddad

Em outro cenário para o 2º turno, entre o presidente e o petista, o PoderData indica que Fernando Haddad seria novamente derrotado por Bolsonaro.

Os percentuais oscilaram positivamente para os 2 candidatos, dentro da margem de erro. A última pesquisa (de 3 a 5 de agosto) indicou vitória de Bolsonaro, com 42% contra 34% de Haddad.

Em 2018, o militar venceu o petista com 55,13% dos votos válidos e foi eleito o 38º presidente da República. No fim da disputa, o petista teve apoio de 44,87% dos eleitores.© Fornecido por Poder360

Bolsonaro X Ciro Gomes

Contra o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), Bolsonaro venceria em 2º turno com 15 pontos percentuais à frente.© Fornecido por Poder360

Bolsonaro X Doria

A pesquisa indica que em uma disputa com o atual governador de São Paulo, João Doria, Bolsonaro venceria o 2º turno com 13 pontos percentuais a mais que o tucano. As taxas tiveram variação dentro da margem de erro.© Fornecido por Poder360

Do PODER360/Sabrina Freire

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Marcos Parente ganha Van adaptada para beneficiar pacientes em tratamento de saúde

Veículo garantido por emenda parlamentar proporcionará conforto aos marcoenses em tratamento fora do município. Na manhã desta quinta-feira, 16 de...

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe inicia campanha de mobilização para prevenir queimadas em meio ao clima seco

O município planeja ampliar sua campanha com palestras, panfletagem e outras ações educativas para conscientizar a população sobre a...

Mais de 150 crianças foram vítimas de estupro no Piauí no primeiro trimestre de 2024

Maio Laranja faz alerta para o abuso sexual em crianças e adolescentes. No mês de combate ao abuso sexual infantil,...
spot_img

Esporte: sorteados times que se enfrentarão na 1ª rodada da Copa Floriano 2024

A abertura da Copa está marcada para o dia 21 de Maio, às 19h, e o 1° jogo fica...

Nos EUA, governador defende transição energética e aponta Piauí como um celeiro de oportunidades

Rafael Fonteles esteve presente em dois eventos financeiros em Nova Iorque nesta quarta (15), onde apresentou o modelo de...
spot_img

Posts Recomendados