Londres decreta nível alto de alerta contra a Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O secretário de saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou nesta quinta-feira (15) a mudança do nível de alerta da pandemia da Covid-19 de “médio” para “alto”. Com essa alteração, novas restrições à circulação entram em vigor a partir da manhã deste sábado (17).

Moradores de Londres, além de cidades como Essex e York, não poderão fazer reuniões em locais fechados com pessoas que morem em diferentes residências, nem em bares e restaurantes. Encontros a céu aberto ficam limitados a seis pessoas, e o uso do transporte público deve ser evitado ao máximo.

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

A partir dessa medida, cerca da metade da população britânica passa a viver em regiões de nível alto ou muito alto de alerta para o novo coronavírus.

“As coisas ficarão piores antes de melhorar”, afirmou Hancock, “eu sei que as medidas não são fáceis, mas são vitais”.

Este ainda não é o nível mais alto de alerta para a pandemia. O nível “muito alto” ainda não foi determinado na maior parte do país. Entretanto, esse patamar já foi decretado na região da cidade de Liverpool.

Até a quarta-feira (14) o total de casos confirmados no Reino Unido é de 673.622 e o de mortes pelo novo coronavírus é de 43.293.

Restrições na Europa

Diversos países da Europa passaram por quarentenas rígidas durante a considerada “primeira onda” do vírus no continente, entre março e junho. Durante o verão do hemisfério norte, muitas das restrições foram suspensas devido à queda do número de infectados pela Covid-19, permitindo inclusive a volta às aulas em escolas e universidades.

Nas últimas semanas, algumas dessas nações têm assistido a um aumento considerável das infecções e voltando a determinar bloqueios.

A Espanha, um dos países que mais sofreu em um primeiro momento com a crise do novo coronavírus, vê um novo crescimento de casos.

A região da Catalúnia, onde fica a cidade de Barcelona, determinou o fechamento de bares e restaurantes pelos próximos 15 dias para observar com mais precisão os números da pandemia. 

Madrid, capital espanhola, também foi colocada em um “lockdown parcial” na semana anterior.

Na França, onde o contágio também é preocupante, o presidente Emmanuel Macron decretou toque de recolher noturno em nove cidades, incluindo Paris.

Os habitantes desses locais devem evitar a circulação após às 21h e 6h. Quem descumprir a determinação pode ser punido com multa. “Esta é uma situação preocupante, mas não fora de controle”, afirmou o líder executivo francês.

A Alemanha é um dos países que melhor lidou com a crise da doença no primeiro semestre. Com medidas mais rápidas, a curva de casos foi branda em relação aos vizinhos. No entanto, os casos confirmados crescem nas últimas semanas. 

O governo alemão ainda não decretou novas medidas de restrição, mas já expressou preocupação com a chamada “segunda onda”.

“O comportamento das pessoas nas próximas semanas determinará se poderão passar o Natal com suas famílias ou não”, disse o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn.

Em Portugal, o governo decretou estado de calamidade no país a partir da meia-noite desta quinta-feira (15), restringindo reuniões de pessoas e o funcionamento do comércio. Quem descumprir a medida pode ser multado em até 10 mil euros.

(Com informações da Reuters)

(*Supervisão de Sinara Peixoto)

Luana Franzão*, da CNN, em São Paulo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mari Fernandez assina com a Som Livre o maior contrato já oferecido a uma artista mulher

Mari Fernandez agora faz parte do time de estrelas da Som Livre. Nesta terça-feira (30), a cantora assinou contrato...

Saúde de Jerumenha acompanha pacientes no Mutirão de Catarata em Floriano, 96 cirurgias realizadas

Os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes. No Mutirão de Catarata realizado em Floriano,...

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios...

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo

Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como...
spot_img

Curso “Direito e Desenvolvimento” vai contribuir para a formulação de políticas sociais no país

Formação tem como objetivo apresentar ao público da advocacia pública e aos novos membros da Advocacia-Geral da União (AGU)...

Corrida de rua ‘Floriano Run’ é realizada com apoio da gestão do prefeito Antônio Reis

Anderson Oliveira, organizador do evento, afirmou que o apoio da prefeitura municipal foi fundamental para que a corrida acontecesse...
spot_img

Posts Recomendados