Placar provisório: Biden 227 X 213 Trump.
Em 1 discurso veiculado ao vivo na madrugada desta quarta- feira (04/11/2020) por meio do Twitter, o presidente dos Estados Unidos se declarou vencedor das eleições e disse que o processo foi uma “fraude”. Segundo o republicano, ele apelará à Suprema Corte para paralisar a contagem de votos.
Trump argumentou que venceu em Estados como Texas, Ohio e Flórida. “Os resultados desta noite foram fenomenais”, falou. Disse que, “com quase nada [de apuração] faltando“, ele está na frente. Projeções do New York Times mostram que Joe Biden tem, às 5h30 (horário de Brasília) 227 delegados e Trump, 213. São necessários pelo menos 270 para que 1 candidato seja declarado oficialmente vencedor.
“Estamos prontos para vencer essa eleição. Francamente, nós vencemos”, disse Trump. O republicano afirmou que não era aceitável contar votos ou “encontrar” cédulas “às 4h da manhã” do horário norte-americano. “Isso é uma grande fraude na eleição”, falou. De acordo com o republicano, levar o caso à Justiça é uma maneira de “garantir a integridade do país“. Segundo Trump, existe 1 “grupo de pessoas que quer falsificar o desejo” da população dos EUA.
Parte dos 50 Estados norte-americanos demorarão dias para publicarem os resultados oficiais –22 Estados e o Distrito de Columbia permitem que as cédulas cheguem depois de 3 de novembro. Até as 6h, ainda havia indefinição sobre o vencedor em 8 Estados.
Mais cedo, Trump postou em seu perfil no Twitter que a eleição estava “sendo roubada“. A publicação foi marcada pela rede social como “contestável” ou contendo “informações incorretas”.
Biden, por sua vez, disse que não cabia a Trump declarar o vencedor da eleição, mas, sim, aos eleitores.
O republicano tem feito críticas ao sistema que permite que votos sejam contados depois do dia oficial da eleição. Trump escreveu no Twitter que “a eleição deveria terminar em 3 de novembro, não semanas mais tarde”.
Com informações do Poder 360