Piauí investiga possíveis reinfecções por Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí registra seis possíveis casos de reinfecções de coronavírus. Exames de pessoas que teriam sido contaminadas duas vezes pelo novo vírus ainda estão em análise no Laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo.  

Foto: TV Clube

No final do mês de outubro, o Ministério da Saúde publicou nota técnica com orientações preliminares sobre a conduta frente a um caso suspeito de reinfecção da Covid-19 no Brasil.

Um caso suspeito de reinfecção pelo SARS-CoV-2 acontece quando um pessoa tem dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios.

“Essa reinfecção teria que ter um desses padrões. Primeiro, a confirmação do vírus na primeira infecção através de RT PCR. Não vale outro exame, teste rápido de antígeno, teste de anticorpos, esses não são considerados”, explica a infectologista Elna Amaral.

Um estudante de Administração, morador deTeresina, prefere não se identificar, mas afirma que pode ter contraído o coronavírus duas vezes. Exames RT-PCR mostram a presença do vírus nas amostras dele colhidas em julho e depois, em outubro, três meses após a primeira infecção. 

PCR feito em 9 de julho

PCR feito em 10 de outubro

“No primeiro exame, em 9 de julho, testei positivo, mas não senti nada. Mas na segunda, em outubro, senti muita dor e cabeça e falta de olfato foi mais difícil, mas jamais pensei que fosse dar positivo novamente”, conta o universitário, que tem 26 anos.

Além dos exames RT-PCR feitos em 9 de julho e no dia 9 outubro, a contraprova realizada no dia 11 de outubro também detectou o coronavírus nas amostras do estudante.

“A Covid ainda não acabou, existe essa pandemia, devemos tomar todos cuidados. Essa doença surgiu agora e ninguém sabe os efeitos que pode trazer para nossa saúde no futuro e agora também. Peço a todos que tenham cuidado e usem máscara”, alerta o possível reinfectado.

Ainda não é possível afirmar que a primeira infecção é mais grave que a segunda.  O médico infectologista e membro do Comitê de Operações de Emergência (COE), José Noronha, diz que o Lacen já está realizando as análises, que precisam ser avaliada também fora do Piauí. Ele pede que a população que já foi contaminada não relaxe na medidas  de prevenção ao novo coronavírus.

“Se frequente estaria lidando com um quadro de pandemia muito pior do que a gente está tendo hoje, mas não quer dizer que a pessoa possa relaxar depois que ela teve a infecção. Tem que seguir tomando todos cuidados”, alerta. 

Por Izabella Pimentel/Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Campus Party de Teresina terá Whindersson como jurado em competição de startups; veja como se inscrever

A capital receberá entre os dias 29 e 31 de maio a Campus Party, grande festival que reúne tecnologia...

Com filas ‘quilométricas’, eleitor arma rede em frente a fórum eleitoral no Piauí para esperar atendimento

O autônomo Roberto de Carvalho chegou no início da madrugada, pegou seu lugar na fila e armou sua rede. Encerra...

Governo do Piauí bate a meta de gerar 10 mil oportunidades de trabalho para jovens sem experiência profissional

Rafael Fonteles comemorou a marca durante a solenidade de admissão de 400 jovens que irão compor o quadro de...

IML vai doar 80 cadáveres não reclamados para universidades de medicina do Piauí

Corpos não reclamados são aqueles sem identificação ou que não foram procurados e serão para fins de ensino ou...
spot_img

Prefeitura de Floriano realiza obras de recuperação em 15 ruas da cidade

O departamento de obras informou que a recuperação das ruas da cidade seguem de forma continua. A Prefeitura de Floriano,...

Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção do grão no país Para evitar uma possível escalada no...
spot_img

Posts Recomendados