Democrata vence na Geórgia e deixa Joe Biden mais perto de controlar o Senado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As eleições na Geórgia são fundamentais para decidir o rumo que o Senado terá durante o mandato de Joe Biden.

O democrata Raphael Warnock derrotou a republicana Kelly Loeffler nas eleições complementares ao Senado norte-americano realizadas na Geórgia. O resultado, anunciado nesta 4ª feira (6.jan.2021) pela Associated Press, deixa o presidente eleito Joe Biden mais perto de ter um governo com o controle das duas casas no Congresso dos EUA.

(Photo by Joshua Lott/The Washington Post via Getty Images)

A outra disputa na Geórgia segue aberta. O democrata Jon Ossoff aparecia, até as 6h30 desta manhã (horário de Brasília), à frente do republicano David Perdue por uma pequena margem. Caso Ossoff mantenha a frente, os democratas serão maioria no Senado. Se Perdue ultrapassá-lo, os republicanos manterão o controle da casa.

A eleição está sendo reprisada na Geórgia porque nenhum dos candidatos nas eleições gerais de novembro alcançou os 50% exigidos pelas regras estaduais.

As eleições na Geórgia são fundamentais para decidir o rumo que o Senado terá durante o mandato de Joe Biden. Hoje, a maioria na casa é republicana. A configuração atual, se mantida, pode significar maiores entraves para Biden avançar em questões-chave, como nas áreas da saúde e do meio ambiente.

O ataque contínuo de Trump contra os funcionários republicanos encarregados das eleições no Estado da Georgia pressionou os 2 senadores do Partido Republicano a fazerem uma escolha: juntar-se ao presidente na tentativa de derrubar o resultado da votação que indicou vitória de Biden ou correr o risco de perder apoiadores de Trump, alguns dos quais se desencantaram com o processo eleitoral.

Trump recentemente foi acusado de pressionar o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, em uma ligação telefônica, instando-o a “encontrar” votos suficientes para reverter os resultados. Raffensperger recusou.

Mas, apesar de 3 recontagens e nenhuma evidência de fraude generalizada, Loeffler e Perdue decidiram se juntar ao presidente.

“O povo norte-americano merece uma plataforma no Congresso, permitida pela Constituição, para ter questões eleitorais apresentadas para que possam ser tratadas”, disse Loeffler na 2ª feira (5.jan.2021).

“Estamos falando sobre o futuro do país, e não podemos simplesmente entregar tudo para um partido”, disse Eric Tanenblatt, que serviu como chefe de gabinete do ex-governador republicano da Geórgia Sonny Perdue.

Kelly Loeffler foi derrotada pelo democrata Raphael Warnock, de 51 anos. Ele é pastor da Igreja Batista Ebenezer em Atlanta, onde o líder dos direitos civis Martin Luther King Jr. já pregou. Junto com Stacey Abrams, ele começou o Projeto Nova Geórgia, uma organização de direitos de voto. O grupo está agora sob investigação do secretário de Estado republicano da Geórgia por supostamente enviar pedidos de cédulas para não residentes.

Com informações do Poder 360

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professores e famílias devem estar engajados no combate ao racismo

Escola deveria ser lugar de transformação de cultura, diz especialista Em abril, casos de racismo em escolas de elite ganharam...

Bebê de quatro meses entra em coma alcoólico por causa de mamadeira com vinho

A avó da criança se confundiu ao preparar a mamadeira. As autoridades consideram o incidente como um acidente doméstico. Um...

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...
spot_img

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Posts Recomendados