O Hospital Universitário (HU) confirmou na noite da sexta-feira (22) que receberá mais 15 pacientes vindos de Manaus precisando de internações, devido as complicações pela Covid-19.
Segundo nota do HU, os 15 pacientes irão chegar em Teresina somente no domingo em avião da FAB (Força Aérea Brasileira). O estado do Amazonas enfrenta um colapso na rede de Saúde, devido a falta de oxigênio e o aumento de internações pelo novo coronavírus.
Veja nota do HU/UFPI:
“HU recebe mais 15 pacientes de Manaus no domingo. Previsão de saída é amanhã às 20h, local (21h aqui). A chegada em Teresina deve ser já na madrugada de domingo. Os 15 pacientes têm a companhia de uma equipe médica com 6 profissionais”.
Nove pacientes vieram para Teresina na última sexta-feira (15) em avião da FAB com problemas respiratórios, devido a Covid-19. Cinco já tiveram alta e alguns vão continuar o tratamento em casa. Dos quatro que permanecem em Teresina, dois continuam na UTI.
Hoje, os amazonenses que tiveram alta médica retornaram para Manaus em voo comercial. Somente um venezuelano foi impedido de viajar, devido a falta de documentos.
A direção do HU já divulgou que o hospital conta com 30 leitos de UTIs e clínicos.
Boletim dos pacientes
“Dos quatro pacientes internados, dois homens ainda estão na UTI, exigindo cuidados intensivos, porém não estão intubados. Os outros dois pacientes, duas mulheres, apresentaram melhora clínica significativa, receberam alta da semi-UTI para a enfermaria. Uma delas já respira sem ajuda de oxigênio, devendo ter alta hospitalar nas próximas 48 horas”.
Por Yala Sena/Cidadeverde.com