Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Polícia Federal investiga uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira para tráfico de drogas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com a PF, as investigações abrangem também a “lavagem de dinheiro” que teriam sido obtidos por meio dessa prática criminosa.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 02 de fevereiro, a Operação Quinta Coluna, com o objetivo de avançar nas investigações sobre uma “associação criminosa que se utilizou de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para remeter drogas para a Espanha”. De acordo com a PF, as investigações abrangem também a “lavagem de ativos” que teriam sido obtidos por meio dessa prática criminosa.

Em nota, a PF informa estar cumprindo 15 mandados de busca e apreensão, além de dois outros mandados que “restringem a comunicação dos investigados e a saída do Distrito Federal”. Ainda segundo a PF, foi determinado, pela Justiça Federal do Distrito Federal, o sequestro de imóveis e de veículos dos envolvidos nesse esquema criminoso.

“As investigações demonstram que, além do sargento preso na cidade de Sevilha, na Espanha, outras pessoas se associaram ao militar, de forma estável e permanente, para a prática do crime de tráfico ilícito de drogas, tendo sido apresentados à Justiça elementos que indicam pelo menos mais uma remessa de entorpecente para Espanha”, diz a nota da PF.

Sobre o crime de lavagem de dinheiro, as investigações apontam “diversas estratégias do grupo criminoso para ocultar os bens provenientes do tráfico de entorpecentes, especialmente a aquisição de veículos e imóveis com pagamentos de altos valores em espécie”.

Contatada pela Agência Brasil, a FAB informa já ter instaurado um inquérito policial militar para apurar o caso do sargento detido no aeroporto de Sevilha, na Espanha, em 25 de junho de 2019, e que este “foi concluído dentro do prazo”. “Os autos foram encaminhados para a Auditoria Militar competente, que enviou para o Ministério Público Militar, a quem coube oferecer a denúncia, estando a ação penal em curso, conforme determina o Código Processo Penal Militar”, informou a FAB por meio de seu Centro de Comunicação Social.

“A Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal atuaram conjuntamente desde o início das investigações e, na data de hoje, militares apoiaram o cumprimento de diligências necessárias ao prosseguimento da investigação de crimes de competência daquela força policial”, complementa a nota enviada à Agência Brasil.

Com informações da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sem casos registrados, Piauí intensifica vigilância contra gripe aviária

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está intensificando as ações de prevenção e vigilância sanitária para impedir...

Senado aprova lei com novas regras para licenciamento ambiental

Projeto tramita no Congresso há mais de vinte anos e agora volta à Câmara dos Deputados O Senado aprovou na...

Imposto de Renda 2025: Receita anuncia data para consulta do 1º lote de restituição

Lote de restituição será o maior da história A consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2025...

Encontro entre Georgiano Neto e o prefeito Dr. Talles assegura investimentos para Beneditinos

A reunião resultou na confirmação de diversos investimentos nas áreas de saúde e transporte. O deputado estadual Georgiano Neto (MDB)...
spot_img

Trump fala em “genocídio branco” em encontro com presidente da África do Sul e gera mal-estar

Presidente sul-africano negou acusações e rebateu vídeo exibido por Trump durante reunião na Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos,...

Partido Progressista tem contas de 2024 desaprovadas pelo TRE-PI por irregularidades na aplicação de recursos

Por Gleison Fernandes Em sessão judiciária ordinária por videoconferência realizada na tarde desta terça-feira (20/05) o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a...
spot_img

Posts Recomendados