Sem casos registrados, Piauí intensifica vigilância contra gripe aviária

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está intensificando as ações de prevenção e vigilância sanitária para impedir a entrada da gripe aviária no estado. A medida ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. Até o momento, o Piauí não registra casos da enfermidade.

Segundo a Adapi, granjas comerciais, criatórios de aves domésticas e pontos estratégicos de trânsito interestadual de aves e produtos avícolas estão sob fiscalização rigorosa. O objetivo é manter o status de área livre da doença e garantir a segurança sanitária.

O diretor-geral da Adapi, João Rodrigues, ressalta que o órgão segue atento às orientações do Mapa e está preparado para agir em caso de detecção da doença.

Sem casos registrados, Piauí intensifica vigilância contra gripe aviária

“É fundamental que produtores, comerciantes e a população em geral sigam as orientações, colaborem com as ações de vigilância e comuniquem qualquer situação suspeita. É importante ressaltar também outras ações que estão sendo desenvolvidas e mantêm a saúde animal do nosso Estado, como a Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos e o inquérito sanitário para diagnóstico de brucelose”, afirmou.

Para reforçar as ações preventivas, o governador Rafael Fonteles renovou, em novembro de 2024, o decreto de emergência zoossanitária por mais 180 dias. A iniciativa visa fortalecer a estrutura de resposta diante de possíveis focos da doença.

De acordo com o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, o decreto será renovado novamente.

“O governador vai decretar mais uma vez o decreto de emergência zoossanitária para que nós possamos ter a estrutura possível, disponível, caso aconteça o foco. Nós temos observado suspeita no Ceará, suspeita no Tocantins, Minas Gerais e não há uma barreira física entre os estados. Então qualquer prevenção que se faça aqui, mesmo o foco tendo sido no Rio Grande do Sul, é válida porque pode sim uma ave dessa vir ao nosso estado e nós termos essa realidade com foco confirmado”, destacou.

A transmissão da gripe aviária ocorre principalmente pelo contato direto com aves infectadas, suas fezes, penas ou secreções.

Como notificar casos suspeitos

A Adapi orienta que qualquer mortalidade anormal de aves ou sinais clínicos compatíveis com a gripe aviária devem ser comunicados imediatamente por um dos canais abaixo:

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a 2ª maior taxa de analfabetismo do Brasil, aponta IBGE

Já Alagoas registrou a maior taxa, com 14,3% da população analfabeta. A pesquisa foi divulgada hoje. O Brasil registrou em...

Lula pede ao STF suspensão de ações por fraudes no INSS entre 2020 e 2025

Governo quer parar processos judiciais sobre descontos indevidos e ressarcir vítimas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta...

Ex-prefeito de Bertolínia é condenado pelo TCU e deve devolver R$ 1,5 milhão por obra escolar inacabada

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca de Sousa, a restituir ao...

Câmara de Ribeiro Gonçalves vai gastar mais de 62 mil com aluguel de espaços para eventos, mesmo tendo estrutura própria

A pergunta que não quer calar! Por que a Câmara, que já possui sede própria, precisa contratar tudo isso...
spot_img

Mauro Cid é preso em investigação sobre passaporte para deixar o Brasil

Mais cedo, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado também foi detido A Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira (13), mandados contra...

Pesquisa Datafolha: para 36% dos brasileiros, Janja atrapalha governo Lula; 14% acham que ela ajuda

Outros 40% dizem que ações da primeira-dama são indiferentes, e 10% não têm opinião formada sobre o assunto. A...
spot_img

Posts Recomendados