Governo Bolsonaro ganha na Justiça direito de celebrar Golpe Militar de 64

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No Twitter, a deputada Natália Bonavides afirmou que irá recorrer da decisão. “Comemorar assassinatos, torturas e estupros? A perversidade? Vamos recorrer da decisão! Mais do que nunca, é hora de defender a vida, não de comemorar mortes!”.

O TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região) decidiu na quarta-feira (17) que o Exército poderá realizar comemorações alusivas ao golpe militar de 1964, no dia 31 de março. Nesta data, completam-se 57 anos desde que uma junta de generais depôs o então presidente João Goulart e deu início ao período ditatorial que perduraria por 20 anos no país.

Jair Bolsonaro

A decisão do TRF-5 é uma vitória para o governo Jair Bolsonaro, que pretende realizar atos alusivos à data. Em 2020, o Ministério da Defesa publicou no site institucional a “Ordem do Dia Alusiva ao 31 de Março de 1964″. O comunicado celebrava a efeméride e dizia que aquele dia era considerado como um “marco para a democracia brasileira”.

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) levou o caso à Justiça, pedindo que a nota fosse removida da página oficial do governo. Em 1ª instância, a a juíza da 5ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, Moniky Mayara Costa Fonseca, determinou a retirada da publicação do site do Ministério alegando que a publicação era incompatível com os valores democráticos presentes na Constituição de 1988.

A União recorreu da decisão argumentando que a ação não causou lesão ao patrimônio. A AGU (Advocacia-Geral da União) também defendeu o direito de o governo Bolsonaro em celebrar a data. O recurso da União ainda pontua que a demanda tenta negar a “discussão sobre qualquer perspectiva da história do Brasil“, o que seria contraditório para um ambiente democrático.

O recurso ainda evoca o Estado Democrático de Direito, presente no art. 1º da Constituição, que pressupõe o pluralismo de ideais e projetos. “Querer que não haja a efeméride para o dia 31 de março de 1964, representa impor somente um tipo de projeto para a sociedade brasileira, sem possibilitar a discussão das visões dos fatos do passado – ainda que para a sua refutação”.

No Twitter, Bonavides afirmou que irá recorrer da decisão. “Comemorar assassinatos, torturas e estupros? A perversidade? Vamos recorrer da decisão! Mais do que nunca, é hora de defender a vida, não de comemorar mortes!”.

Em 2019 a juíza federal Ivani Silva da luz já havia determinado que a União “se abstenha” de fazer comemorações ao Golpe Militar de 31 de março de 1964. A decisão (leia a íntegra) ainda determinava uma multa no caso de descumprimento da ordem.

O caso aconteceu depois que o porta-voz oficial da Presidência da República, Otávio Rêgo de Barros, afirmou que o Presidente da República Jair Bolsonaro havia determinado as “comemorações devidas” pelos 55 anos da tomada de poder pelos militares.

Entretanto o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) derrubou a liminar com a proibição. A decisão da desembargadora Maria do Carmo Cardoso, corregedora da Justiça Federal da 1ª Região, também atendeu a um pedido da AGU.

Uma pesquisa feita pelo DataFolha em de abril de 2019, mostra que 57% dos brasileiros “desprezam” a comemoração da data.

Com informações do Poder 360

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeita Neidinha Lima e secretária Elieide Barbosa entregam premiações das competições alusivas ao Dia do Trabalhador

Ciclismo, corridas de velocidade e resistência, canoagem e torneio de vôlei foram realizados. A Prefeitura de Guadalupe realizou mais um...

Gestão do prefeito Antônio Reis inaugura pavimentação da Rua Nauzica Borges no Irapuã II

Antônio Reis enfatizou durante o ato que a mobilidade urbana traz benefícios diversos à população, que pode transitar...

Prefeitura de Guadalupe celebra Dia do Trabalhador com várias modalidades esportivas no Balneário Belém Brasília

A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Esportes, promoveu uma série de atividades esportivas em comemoração ao...

Piauí envia 10 bombeiros para socorrer vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Chegou a 66 o número de pessoas mortas pelas fortes chuvas no estado gaúcho. O Governo do Piauí encaminhou ajuda...
spot_img

Rafael Fonteles projeta para Fábio Novo “a maior votação da história de Teresina”

A apresentação do plano de governo do pré-candidato a prefeito Fábio Novo reuniu mais de 20 mil pessoas no...

Papa Francisco pede oração pela população do Rio Grande do Sul

O portal do Vaticano também compartilhou depoimento de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre. Durante a oração do Regina...
spot_img

Posts Recomendados