Wellington Dias dispara: “O colapso no Piauí se deu pela falta de profissionais e não pelo fechamento de Hospitais de Campanha”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O petista disse que o colapso no sistema de saúde não ocorreu pela falta de camas e nem de equipamentos nas unidades de saúde.

O governador Wellington Dias (PT) se manifestou na noite de segunda-feira (19) sobre o fechamento de hospitais de campanha no Piauí, ocasião em que também pontuou que todo o processo foi feito com transparência e que boa parte dos investimentos nas unidades foram de recursos próprios, sinalizando para a prestação de contas realizada aos órgãos de controle.

Wellington Dias

“Boa parte dos investimentos em hospitais de campanha foram feitos com recursos dos Estados e prestamos contas para órgãos de controle estadual e com toda transparência, é o caso do Piauí, em alguns casos foi o próprio setor privado quem fez o investimento, é o caso do Maranhão. A estratégia era uma alternativa SOS provisória, enquanto avançavam os investimentos em ampliação de leitos em hospitais públicos, enquanto se fazia a suspensão de cirurgias eletivas, adiáveis, e desocupava outras UTIs por exemplo”, disse.

Outro ponto citado por Wellington Dias é a falta de coordenação nacional, o que teria agravado a pandemia em solo nacional. “O colapso se deu pela falta de profissionais em praticamente todos os Estados brasileiros, levado pela velocidade de transmissibilidade das novas variantes e pela ausência da coordenação central, do governo federal, que foi avisado e não ajudou na contenção. Não era razoável manter por vários meses hospitais de campanha a um custo diário por cada leito e de julho para frente foi assim, e ainda tendo disponibilidades de leitos permanentes. O problema não foi cama ou mesmo respirador, desta vez foi falta de profissionais que são necessários especializados em Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, especialmente: médicos intensivistas, anestesistas, cardiologistas, neurologistas etc”, frisou.

Por Francy Teixeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PSD e MDB querem ampliar espaços na chapa majoritária de Rafael Fonteles para 2026

Com a decisão dos dois partidos, o PT ficaria apenas com a vaga de governador, algo que desagrada Rafael...

Em Picos, PRF apreende caminhão com carga de cocaína avaliada em mais de R$ 133 milhões

O veículo havia saído do Estado do Mato Grosso. Neste domingo (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior...

Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí

Os primeiros municípios a receberem o serviço na primeira quinzena de maio são: Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio...

No Rio Grande do Sul, número de mortes após enchentes sobem para 83

São investigadas outras 4 mortes, segundo a Defesa Civil. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao...
spot_img

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

O objetivo do centro de operações emergenciais é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas na...

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

O comércio estima que as vendas com a data devem superar os R$ 13 bilhões. Com a proximidade do Dia...
spot_img

Posts Recomendados