Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Tecnologia permite usar corpo humano para recarregar eletrônicos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Imagina carregar o celular só de colocá-lo no bolso? Cientistas de Singapura encontraram uma maneira.

Uma tecnologia inventada por pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura pode transformar o seu corpo inteiro em um carregador sem fio.

Essa novidade permitiria que um único aparelho, como um smartwatch ou celular no bolso, recarregue outros, usando o corpo humano como meio de transmissão de energia.

Imagem – Reprodução

Em um estudo publicado neste mês no periódico Nature Electronics, a equipe responsável pela engenhoca explica que o carregamento sem fio, muitas vezes, é limitado pela presença de um corpo sólido, o que é chamado, em inglês, de body shadowing (sombreamento do corpo, em tradução livre). Em vez de tentar eliminar o problema, eles passaram a enxergar o corpo como um possível condutor, numa tecnologia chamada de body-coupling (associação ao corpo). 

O usuário colocaria alguns receptores e transmissores suficientes para cobrir a área do corpo e um transmissor em um único aparelho. O sistema, então, usaria a energia desse aparelho para carregar até dez outros que estiverem em contato. Assim, só seria necessário recarregar ou celular, ou o relógio, por exemplo. 

O líder do projeto, o professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade Nacional de Singapura, Jerald Yoo, disse à revista BioSpectrum Asia que a descoberta pode permitir, um dia, a eliminação de baterias. 

“Baterias estão entre os componentes mais caros de aparelhos do tipo wearable, e elas acrescentam volumes ao design. Nosso sistema único tem potencial para omitir a necessidade das baterias, assim permitindo que os fabricantes miniaturizem os aparelhos e reduzam os custos de produção significativamente”, disse. “O que é ainda mais animador, sem as restrições das baterias, nosso desenvolvimento pode permitir uma nova geração de wearables, como acessórios para jogos, diagnósticos remotos e adesivos para eletrocardiogramas”.

Yoo afirmou que a equipe continuará trabalhando para incrementar o sistema, que ainda não tem previsão para ser usado em qualquer aparelho comercial.

Anna Satie, da CNN em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí teve menor número de nascimentos em 20 anos, diz o IBGE

Em 2023 houve 5.293 nascimentos a menos que a média do período pré-pandemia de 2015 a 2019. O Piauí registrou...

Vereador de Bom Princípio é preso por estupro de vulnerável e afastado do cargo

Jacinto Moraes teria sido denunciado ao Conselho Tutelar em 2021, mas o caso foi arquivado por falta de provas. O...

Governo federal proíbe cursos a distância em áreas como medicina, direito e psicologia

Assinatura do decreto foi feita na manhã desta segunda-feira no Palácio do Planalto com o Ministro da Educação, Camilo...

Adaptações para alistamento feminino custam R$ 48 milhões ao Exército

As obras são necessárias porque algumas unidades não possuem acomodações, como vestiários femininos. Com o início do alistamento de mulheres...
spot_img

Estudantes da rede estadual levam leitura e matemática às ruas de Guadalupe em preparação para o Enem e Saeb

A proposta, além de lúdica, faz parte do plano de preparação dos alunos para o Saeb e está alinhada...

Prefeito de Picos Pablo Santos gasta R$ 2,1 milhões na locação de impressoras e scanners

A empresa fica localizada no bairro Canto da Várzea, em Picos, e tem como sócio-administrador Thiago Cortez Barros. O prefeito...
spot_img

Posts Recomendados