Estudantes da rede estadual levam leitura e matemática às ruas de Guadalupe em preparação para o Enem e Saeb

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A proposta, além de lúdica, faz parte do plano de preparação dos alunos para o Saeb e está alinhada às diretrizes da rede estadual de Educação.

Em vez de sala de aula, as calçadas da cidade. Em vez de quadro e giz, cartilhas, entrevistas e muita conversa com a comunidade. Foi assim que 94 estudantes do Ceti João Pinheiro, em Guadalupe, viveram uma experiência diferente nesta semana: a Blitz da Leitura e Matemática. A ação transformou ruas, praças e mercados da cidade em verdadeiras salas abertas, onde o aprendizado foi levado diretamente à população de forma leve, criativa e engajada.

A proposta, além de lúdica, faz parte do plano de preparação dos alunos para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e está alinhada às diretrizes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), que vem investindo fortemente em uma Educação mais conectada com realidade das comunidades e com foco na aprendizagem ativa.

“A parte que eu mais gostei foi parar o pessoal na rua para conversar”, conta entusiasmada Léia Damares, aluna da 2ª série do ensino Médio Integrado ao curso de Marketing Digital, que participou da produção de folders, entrevistas e da mobilização nas ruas.

Durante o projeto, estudantes do 8º ano do ensino Fundamental ao 3º ano do ensino Médio levaram à comunidade cartilhas, quizzes, piadas matemáticas e sugestões de leitura. Eles também explicaram como a matemática está presente em atividades do dia a dia, como calcular contas de luz ou planejar gastos do mês. Tudo isso com bom humor, criatividade e muita troca. “Entrevistar as pessoas e apresentar os conteúdos de forma interativa foi o mais marcante. Mostrou que a escola pode se aproximar da comunidade”, compartilhou Iuna Gabriela, também aluna do Ceti.

A blitz foi apenas uma das etapas de um processo mais amplo de preparação, que incluiu oficinas interdisciplinares, produção de materiais pelos próprios estudantes e o reforço dos descritores de Língua Portuguesa e Matemática avaliados pelo Saeb.

Para o Gestor do Ceti, Márnio Henrique Alves, a iniciativa mostra como a educação pode ser transformadora quando ultrapassa os muros da escola. “Projetos como esse despertam o hábito da leitura, incentivam a interpretação de texto, fortalecem o respeito mútuo e ensinam a importância do diálogo. É uma formação integral, que trabalha conhecimento, atitude e empatia”, avalia.

Seduc intensifica preparação de estudantes da rede estadual

A Blitz da Leitura e Matemática integra o conjunto de ações do Programa Gestão da Aprendizagem, que tem como foco a melhoria da educação do Piauí, por meio de um acompanhamento pedagógico sistemático avaliações, formações e fortalecimento do trabalho colaborativo entre escolas.

“O Programa Gestão da Aprendizagem é uma das nossas maiores prioridades porque parte do princípio de que não há melhoria nos resultados sem investimento direto em quem ensina. Através da formação continuada, estamos fortalecendo o trabalho dos nossos professores, oferecendo ferramentas para que eles desenvolvam práticas pedagógicas mais atrativas, contextualizadas e eficazes. Nossa meta é tornar a sala de aula um espaço mais dinâmico, no qual os estudantes compreendem melhor, se sentem mais motivados e realmente aprendem”, afirmou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

MDB articula Themístocles Filho na 1ª suplência do senador Marcelo Castro

Governador Rafael Fonteles já fez o acordo com a base aliada e o vice será indicação do PT. O MDB...

Votação no Senado sobre aumento de vagas na Câmara deve ser acirrada, avalia Júlio César

Parlamentar diz estar otimista quanto à manutenção das cadeiras do Piauí na Câmara dos Deputados. O Senado Federal deve votar...

IBGE abre seleção para 15 vagas de estágio em Teresina com bolsas de até R$ 1.100

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu seleção para 15 vagas de estágio em Teresina, destinadas a...

Rafael Fonteles abre o Seduckathon 2025, que levará 130 alunos da rede estadual à intercâmbios de tecnologia

Promovido pelo Governo do Estado, o evento é considerado a maior maratona estudantil de inovação do mundo O governador Rafael...
spot_img

Aumento de pena para abandono de idoso ou pessoa com deficiência vai à sanção de Lula

Com emendas do Senado, seguirá para sanção presidencial o projeto de lei que aumenta a pena para abandono de...

ANS limita reajuste a 6,06% nos planos de saúde individuais e familiares

Mudança tem validade de maio de 2025 até abril de 2026 para os contratos de mais de 8,5 milhões...
spot_img

Posts Recomendados