O evento trouxe como tema principal: “Quebrando Tabus”. A secretária Maria Sara e a prefeita Neidinha Lima fizeram a abertura do evento.
A Secretaria Municipal da Mulher e da Diversidade Sexual, foi criada por um desejo pessoal da prefeita Neidinha Lima, que passa para a história do município, como sendo a primeira prefeita a criar uma pasta voltada exclusivamente para as questões da mulher e dos grupos LGBTQIA+, assim como, a cidade passa a ser o segunda no Estado do Piauí, depois da capital Teresina a ter uma secretaria voltada para este público.
E para comandar esta importante secretaria, Neidinha Lima escolheu a bacharel em direito, cantora nas horas vagas, participante de movimentos sociais, a jovem mulher Maria Sara Noleto.
Maria Sara já começou a por em prática diversas atividades que trarão para o município, ações e projetos que beneficiaram as mulheres e os grupos LGBTQIA+. Sendo a primeira mulher a ocupar o cargo, ela conta com o apoio da prefeita Neidinha Lima e toda a sua gestão.
Neidinha Lima participou do evento, na oportunidade ela agradeceu a participação de todos, e aproveitou pra lançar oficialmente a secretaria da mulher. Neidinha disse que esse é um do seus legados durante a sua gestão, a criação desta secretaria.
Neidinha também falou do espaço que as mulheres ocupam no seu secretariado, e falou que 100% dos cargos de direção escolar, são ocupados por mulheres. Ela afirmou que está pleiteando mais ações e projetos para as mulheres e os LGBTQIA+.
A prefeita finalizou enfocando a luta contra a violência das mulheres e dos LGBTQIA+.
E para marcar a passagem do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que foi comemorado no mundo todo na segunda-feira, 28 de junho, a prefeitura e secretaria realizara o I Fórum da Secretaria da Mulher e da Diversidade Sexual, realizado neste sábado, 03 de julho, com inicio às 14h no auditório da secretaria municipal de saúde.
O evento foi transmitido em uma live, e contou com um público reduzido no local, entre diretoras das escolas, enfermeiras da UBS, representantes do CRAS e CREAS.
A mesa de honra foi composta pelo vice-prefeito Edivan Miranda, vereadora Luciana Martins (Representando a Câmara Municipal), secretário de saúde Paulo Rocha, coordenadora da educação professora Silvia Trajano (Representando a secretária de educação Lorena Rocha Antunes), Assistente Social Janaina Alves (Representando a coordenadora do CRAS Rosangela Monteiro).
Durante a abertura do evento, a secretária Maria Sara agradeceu a participação de todos, e aproveitou para dedicar um agradecimento especial a prefeita Neidinha Lima, que fez o convite para assumir a pasta. Ela disse que mais ações e projetos serão realizados na secretaria.
CONFIRA A PROGRAMÇÃO
ÀS 14h30min – Palestra com o tema: “Qual o nosso papel em meio a diversidade”
PALESTRANTE – Vitória Caroline Moura.
ÀS 15h15min – Palestra com o tema: “O mundo LGBTQIA+ e as mídias sociais”
PALESTRANTE – Daniel do Vale Rocha.
ÀS 16h – Palestra com o tema: “A disseminação do discurso de ódio homofóbico nas redes sociais e as formas necessárias de combate”
PALESTRANTE – Joffreson gomes dos Santos (ON LINE).
ÀS 16h45min – Intervalo
ÀS 16h55min – Palestra com o tema: “A saúde da mulher e a população LGBTQIA+”
PALESTRANTE – Danielle Ribeiro de Araújo.
ÀS 17h30min – Palestra com o tema: “Os desafios em ser mulher”
PALESTRANTE – Luanna Fernandes Lima Barreto.
ÀS 18h – Encerramento