Brasil chega a 200 milhões de doses da vacina contra a covid-19 aplicadas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em meio à discussão sobre aplicação da terceira dose, país tem apenas 30% da população geral completamente imunizada.

O Brasil atingiu, neste sábado (4), a marca de 200 milhões de doses contra a Covid-19 aplicadas. Pouco mais de seis meses após o início da campanha no país, em 17 de janeiro, 62% dos brasileiros já receberam a primeira dose da vacina.

Para efeito de comparação, o país demorou cerca de cinco meses após o começo da vacinação para chegar às 100 milhões de doses. Os dados são das secretarias estaduais de saúde levantados pela CNN.

Atualmente, os estados aplicam os imunizantes Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Até a manhã deste sábado (4), 200.084.868 doses foram aplicadas. Em relação ao percentual da população vacinada, pouco mais de 30% tem o esquema vacinal completo — ou seja, recebeu as duas doses ou a dose única da Janssen.

O Brasil é o 64º país no ranking global de aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 a cada 100 habitantes. O comparativo é feito com base nos cálculos do Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Entre os países que compõem o G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, o país ocupa o 12º lugar, com 94,48 doses aplicadas a cada 100 habitantes. Já em relação ao número de doses absolutas, o Brasil é o quarto país que mais aplicou vacinas comparado com o resto do mundo.

A China segue em primeiro lugar, com mais de 2 bilhões de doses aplicadas. Proporcionalmente, o estado que conta com o maior número de pessoas com o esquema vacinal completo é o Mato Grosso do Sul.

Pelo menos, 45,89% da população do estado elegível para a imunização já recebeu as duas doses de vacinas ou a dose única da Janssen. O principal efeito da vacinação se mostra na queda dos casos, mortes e internações por conta do coronavírus.

Nesta sexta-feira (3), por exemplo, 14 estados brasileiros registraram menos de 10 mortes pela Covid-19. Além disso, dados sobre a ocupação de leitos no país, também desta sexta, mostram que apenas um estado — Roraima — que divulga os dados públicos ou públicos e privados juntos tem taxa de ocupação das UTI’s acima de 80%.

Com o avanço da vacinação, inclusive com a imunização de adolescentes de 12 a 15 anos, estados e o Ministério da Saúde já discutem agora a aplicação de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19, a chamada terceira dose.

Até este sábado, seis capitais já começaram a aplicar o reforço: Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Goiânia (GO). A capital paulista deve começar na próxima segunda-feira (6).

Porém, a maioria das capitais diz aguardar orientações do Ministério da Saúde, além de contar com o envio de doses suficientes, para começar o reforço.

De acordo com o Ministério da Saúde, 233.185.798 doses de vacina foram distribuídas aos estados brasileiros. Monitoramento da CNN aponta que 85,8% delas já foram aplicadas na população.

Com informações da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Floriano promove abertura do projeto ‘Cine Social para Todos’ na praça da Bandeira 

Rafaela Barros, secretária da SEMDAS, disse que a ideia é reunir as famílias e oferecer um momento de integração...

Governador inaugura obras em seis municípios do sudeste piauiense nesta quinta (2)

Rafael Fonteles irá cumprir agenda em Capitão Gervásio de Oliveira, Campo Alegre do Fidalgo, São Francisco de Assis, Lagoa...

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do...

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

Reforma tributária prevê alíquota reduzida para 850 substâncias A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar...
spot_img

Secretário de Comunicação de Floriano renuncia ao cargo por motivos de saúde e novos projetos

Enquanto Nilson encerra seu mandato como Secretário de Comunicação, o processo de nomeação de seu sucessor ainda está em...

Mais de 250 mil clientes já ficaram sem energia em 2024 por conta de furtos de cabos no Piauí

Quando as estruturas elétricas são danificadas no ato do furto, além de comprometer o fornecimento, provocando curtos-circuitos. O furto de...
spot_img

Posts Recomendados