Brasil chega a 200 milhões de doses da vacina contra a covid-19 aplicadas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em meio à discussão sobre aplicação da terceira dose, país tem apenas 30% da população geral completamente imunizada.

O Brasil atingiu, neste sábado (4), a marca de 200 milhões de doses contra a Covid-19 aplicadas. Pouco mais de seis meses após o início da campanha no país, em 17 de janeiro, 62% dos brasileiros já receberam a primeira dose da vacina.

Para efeito de comparação, o país demorou cerca de cinco meses após o começo da vacinação para chegar às 100 milhões de doses. Os dados são das secretarias estaduais de saúde levantados pela CNN.

Atualmente, os estados aplicam os imunizantes Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Até a manhã deste sábado (4), 200.084.868 doses foram aplicadas. Em relação ao percentual da população vacinada, pouco mais de 30% tem o esquema vacinal completo — ou seja, recebeu as duas doses ou a dose única da Janssen.

O Brasil é o 64º país no ranking global de aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 a cada 100 habitantes. O comparativo é feito com base nos cálculos do Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Entre os países que compõem o G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, o país ocupa o 12º lugar, com 94,48 doses aplicadas a cada 100 habitantes. Já em relação ao número de doses absolutas, o Brasil é o quarto país que mais aplicou vacinas comparado com o resto do mundo.

A China segue em primeiro lugar, com mais de 2 bilhões de doses aplicadas. Proporcionalmente, o estado que conta com o maior número de pessoas com o esquema vacinal completo é o Mato Grosso do Sul.

Pelo menos, 45,89% da população do estado elegível para a imunização já recebeu as duas doses de vacinas ou a dose única da Janssen. O principal efeito da vacinação se mostra na queda dos casos, mortes e internações por conta do coronavírus.

Nesta sexta-feira (3), por exemplo, 14 estados brasileiros registraram menos de 10 mortes pela Covid-19. Além disso, dados sobre a ocupação de leitos no país, também desta sexta, mostram que apenas um estado — Roraima — que divulga os dados públicos ou públicos e privados juntos tem taxa de ocupação das UTI’s acima de 80%.

Com o avanço da vacinação, inclusive com a imunização de adolescentes de 12 a 15 anos, estados e o Ministério da Saúde já discutem agora a aplicação de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19, a chamada terceira dose.

Até este sábado, seis capitais já começaram a aplicar o reforço: Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Goiânia (GO). A capital paulista deve começar na próxima segunda-feira (6).

Porém, a maioria das capitais diz aguardar orientações do Ministério da Saúde, além de contar com o envio de doses suficientes, para começar o reforço.

De acordo com o Ministério da Saúde, 233.185.798 doses de vacina foram distribuídas aos estados brasileiros. Monitoramento da CNN aponta que 85,8% delas já foram aplicadas na população.

Com informações da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal coloca Bolsonaro como articulador do golpe

Até este momento, a sustentação feita pela defesa de Bolsonaro era de que ele não sabia de nada. A situação...

Detran do Piauí concede até 95% de desconto nos juros e multas decorrentes de atraso no pagamento do licenciamento veicular

O programa oferece diversas opções de pagamento, com descontos que podem variar de 70% a 95%. Proprietários de veículos já...

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...

Rodrigo Martins, prefeito eleito de Bertolínia, participa do encontro Pactos pelo Piauí 

O encontro foi organizado pelo Governo do Piauí, em parceria com a APPM e a participação de órgãos federais. Por...
spot_img

Ao lado do superintendente do Senar, vereador Dr. Dilson Gomes visita serviços do Programa Saúde do Homem e Mulher Rural em Guadalupe

"Gostaria de parabenizar mais uma vez a iniciativa da prefeita Neidinha Lima, que coloca sempre a saúde como prioridade...

Empreendedora de Guadalupe é premiada no Sebrae Mulher de Negócios e celebra a conquista nacional

Premiação comemora 15 vencedoras, incluindo Luzilene Soares da Silva, de Guadalupe, em cinco categorias de atuação no Brasil. Quinze empreendedoras...
spot_img

Posts Recomendados