Piauí registra 119 queimadas por dia, com aumento de 600%, diz Inpe

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o Inpe, o Piauí registrou de janeiro a outubro deste ano 4.313 queimadas, um aumento de 100% em relação às 2.114 queimadas registradas no mesmo período de 2020.

O Piauí registrou 119 queimadas em um só dia (sábado, 04), o último dia com incêndios contabilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No dia anterior, sexta-feira (03), foram registrados apenas 17 focos, o que representou um aumento de 600% em 24 horas.

Segundo o Inpe, o Piauí registrou de janeiro a outubro deste ano 4.313 queimadas, um aumento de 100% em relação às 2.114 queimadas registradas no mesmo período de 2020.

Um grande incêndio tomou conta das margens da BR-316, no município Valença do Piauí, destruindo floresta, pastos e ameaçando currais, animais e casas.

“Nossa cidade está praticamente coberta pelo fogo, Imagine que além do nosso sofrimento com a fumaça e o calor, tem os animais das matas que não tem como se proteger. Famílias já perderam suas propriedades”, disse a ex-vereadora Íris Moreira.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Valença do Piauí, Adnan Lima, disse que os incêndios do bairros Campestre e da Fazenda Velha continuam pela mata, mas estão controlados.

Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas municipais continuam combatendo incêndios que atingiram as vegetação diversos pontos de mata espalhados pelo Piauí. Em Valença do Piauí, dois incêndios foram controlados no final de semana, mas um continua a queimar a vegetação na margem da BR-316. Em Milton Brandão, brigadistas construíram aceiros para evitar o avanço do fogo pelas serras que separam o Piauí do Ceará.

Controle do incêndio

A Brigada de Incêndio de Valença do Piauí e equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí conseguiram controlar dois incêndios que atingiram a região durante o final de semana.

As equipes trabalham agora para controlar um terceiro foco de incêndio, que começou no domingo, nas margens da BR-316.

Adnan Lima Torres disse que os maiores focos atingiram a Fazenda Velha e foram controlados no sábado (4), mas a área atingida pelo fogo ultrapassa 20 quilômetros de mata. No domingo (5), os moradores do povoado Barrinha, onde o fogo se aproximava das casas e as pessoas tiveram que sair na quinta-feira (2) voltaram para suas casas.

“Estamos focando muito no trabalho de conscientização das pessoas. Os incêndios são provocados, não com má intenção, para o preparo das terras. Só que os agricultores acabam perdendo controle, e o fogo toma essa proporção”, declarou Adnan Lima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí fortalece rede de saúde mental com atendimento humanizado e acesso facilitado

Serviços públicos oferecem suporte integral, incluindo CAPS, Residências Terapêuticas e canal telefônico gratuito para apoio psicológico O Governo do Estado...

Senador Ciro Nogueira participa do Dia de Campo da Fazenda Progresso e destaca importância do agronegócio

Senador reforça compromisso com o agronegócio e destaca o evento como espaço de diálogo entre políticos, produtores e empresários...

Bom Jesus no Piauí tem estado de emergência decretado pelo Governo Federal

Com o reconhecimento federal, o município terá acesso a recursos para ações emergenciais e atendimento à população afetada pelas...

Papa Leão XIV apela para que os Jogos de Inverno sejam um momento de promoção da paz

Agentes do serviço de imigração dos EUA irão atuar na segurança da delegação norte-americana durante os Jogos Olímpicos de...
spot_img

Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição

Benefício varia entre R$ 410 a R$ 16.629 As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 se encerram dia 6...

Veja como checar dados oficiais sobre a saúde financeira do seu banco

Saber identificar fake news é fundamental para proteger o dinheiro Com a liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central (BC)...
spot_img

Posts Recomendados