CidadesPiauí registra 119 queimadas por dia, com aumento de...

Piauí registra 119 queimadas por dia, com aumento de 600%, diz Inpe

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o Inpe, o Piauí registrou de janeiro a outubro deste ano 4.313 queimadas, um aumento de 100% em relação às 2.114 queimadas registradas no mesmo período de 2020.

O Piauí registrou 119 queimadas em um só dia (sábado, 04), o último dia com incêndios contabilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No dia anterior, sexta-feira (03), foram registrados apenas 17 focos, o que representou um aumento de 600% em 24 horas.

Segundo o Inpe, o Piauí registrou de janeiro a outubro deste ano 4.313 queimadas, um aumento de 100% em relação às 2.114 queimadas registradas no mesmo período de 2020.

Um grande incêndio tomou conta das margens da BR-316, no município Valença do Piauí, destruindo floresta, pastos e ameaçando currais, animais e casas.

“Nossa cidade está praticamente coberta pelo fogo, Imagine que além do nosso sofrimento com a fumaça e o calor, tem os animais das matas que não tem como se proteger. Famílias já perderam suas propriedades”, disse a ex-vereadora Íris Moreira.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Valença do Piauí, Adnan Lima, disse que os incêndios do bairros Campestre e da Fazenda Velha continuam pela mata, mas estão controlados.

Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas municipais continuam combatendo incêndios que atingiram as vegetação diversos pontos de mata espalhados pelo Piauí. Em Valença do Piauí, dois incêndios foram controlados no final de semana, mas um continua a queimar a vegetação na margem da BR-316. Em Milton Brandão, brigadistas construíram aceiros para evitar o avanço do fogo pelas serras que separam o Piauí do Ceará.

Controle do incêndio

A Brigada de Incêndio de Valença do Piauí e equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí conseguiram controlar dois incêndios que atingiram a região durante o final de semana.

As equipes trabalham agora para controlar um terceiro foco de incêndio, que começou no domingo, nas margens da BR-316.

Adnan Lima Torres disse que os maiores focos atingiram a Fazenda Velha e foram controlados no sábado (4), mas a área atingida pelo fogo ultrapassa 20 quilômetros de mata. No domingo (5), os moradores do povoado Barrinha, onde o fogo se aproximava das casas e as pessoas tiveram que sair na quinta-feira (2) voltaram para suas casas.

“Estamos focando muito no trabalho de conscientização das pessoas. Os incêndios são provocados, não com má intenção, para o preparo das terras. Só que os agricultores acabam perdendo controle, e o fogo toma essa proporção”, declarou Adnan Lima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dr. Pessoa baixa decreto determinando retorno imediato das aulas presenciais em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), decretou o retorno imediato das aulas presenciais em todas a rede municipal...

Fiocruz reforça tendência de queda na ocupação de leitos da covid-19

Segundo Boletim Observatório, nenhum estado está na zona crítica. Com exceção do Espírito Santo e do Distrito Federal, onde foi...

Coordenadoria Estadual da Mulher e Prefeitura de Guadalupe informam serviços do Ônibus Lilás, no próximo dia 28

A Secretaria da Mulher e da Diversidade Sexual é parceira do evento, que acontecerá na terça-feira (28), às 8h,...

Campanha de vacinação de animais começa dia 25 de setembro

No Piauí há previsão é de vacinar 502.275 cães de 226.785 gatos. A campanha anual de vacinação antirrábica de 2021...
spot_img

Pré-candidato à presidência da OAB-PI, Dr. Carlos Júnior, foi recebido por advogados durante visita em Guadalupe

O pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Piauí, Dr. Carlos Júnior, esteve nessa última...

Nutricionista explica a importância da alimentação na depressão

Uma alimentação equilibrada e saudável não é apenas benéfica à saúde do corpo. Como aquele antigo ditado já diz,...
spot_img

Posts Recomendados