Piauí registra 119 queimadas por dia, com aumento de 600%, diz Inpe

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o Inpe, o Piauí registrou de janeiro a outubro deste ano 4.313 queimadas, um aumento de 100% em relação às 2.114 queimadas registradas no mesmo período de 2020.

O Piauí registrou 119 queimadas em um só dia (sábado, 04), o último dia com incêndios contabilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No dia anterior, sexta-feira (03), foram registrados apenas 17 focos, o que representou um aumento de 600% em 24 horas.

Segundo o Inpe, o Piauí registrou de janeiro a outubro deste ano 4.313 queimadas, um aumento de 100% em relação às 2.114 queimadas registradas no mesmo período de 2020.

Um grande incêndio tomou conta das margens da BR-316, no município Valença do Piauí, destruindo floresta, pastos e ameaçando currais, animais e casas.

“Nossa cidade está praticamente coberta pelo fogo, Imagine que além do nosso sofrimento com a fumaça e o calor, tem os animais das matas que não tem como se proteger. Famílias já perderam suas propriedades”, disse a ex-vereadora Íris Moreira.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Valença do Piauí, Adnan Lima, disse que os incêndios do bairros Campestre e da Fazenda Velha continuam pela mata, mas estão controlados.

Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas municipais continuam combatendo incêndios que atingiram as vegetação diversos pontos de mata espalhados pelo Piauí. Em Valença do Piauí, dois incêndios foram controlados no final de semana, mas um continua a queimar a vegetação na margem da BR-316. Em Milton Brandão, brigadistas construíram aceiros para evitar o avanço do fogo pelas serras que separam o Piauí do Ceará.

Controle do incêndio

A Brigada de Incêndio de Valença do Piauí e equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí conseguiram controlar dois incêndios que atingiram a região durante o final de semana.

As equipes trabalham agora para controlar um terceiro foco de incêndio, que começou no domingo, nas margens da BR-316.

Adnan Lima Torres disse que os maiores focos atingiram a Fazenda Velha e foram controlados no sábado (4), mas a área atingida pelo fogo ultrapassa 20 quilômetros de mata. No domingo (5), os moradores do povoado Barrinha, onde o fogo se aproximava das casas e as pessoas tiveram que sair na quinta-feira (2) voltaram para suas casas.

“Estamos focando muito no trabalho de conscientização das pessoas. Os incêndios são provocados, não com má intenção, para o preparo das terras. Só que os agricultores acabam perdendo controle, e o fogo toma essa proporção”, declarou Adnan Lima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novos pontos de descanso em rodoviárias federais para motorista estão previstas em 2025

A portaria que cria a política pública foi publicado no diário oficial na sexta (19). Novos pontos de descanso para...

Pré-candidata a prefeita de Landri Sales destaca origem política e projetos em entrevista exclusiva à Rádio Cidade Luz

Adriana Sá destacou sua origem política, projetos para Landri Sales e comentou sobre o rompimento do atual prefeito com...

Mussoline Guedes destaca pioneirismo do Piauí no uso de IA em encontro de secretários de comunicação

O coordenador participou do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém do Pará. O coordenador de Comunicação...

Rafael Fonteles anuncia parceria com a Meta para capacitar jovens em tecnologia e marketing digital

Assinatura do termo de cooperação entre a Meta, Seduc e IFPI, vai ocorreu no dia 25 de abril, durante...
spot_img

Governador entrega mais de 100 km de rodovias recuperadas e autoriza obras em São Lourenço do Piauí

Rafael Fonteles autorizou obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e abastecimento de água. Cumprindo agenda no interior do...

Bolsa Família reduz desigualdades no Brasil, aponta PNAD Contínua do IBGE

Proporção de domicílios com pelo menos um beneficiário do programa chegou ao maior patamar da série histórica, com 19% Pesquisa...
spot_img

Posts Recomendados