Piauí vai antecipar aplicação da dose de reforço para quatro meses

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A dose de reforço da vacina Covid-19 deverá ser administrada para toda a população com mais de 18 anos de idade depois de quatro meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado.

O Piauí vai antecipar de cinco para quatro meses a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no Piauí. A notícia foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e segue orientação do Ministério da Saúde (MS) que publicou Nota Técnica sobre o assunto, autorizando que o intervalo para a D3 fosse antecipado.

Segundo a Nota Técnica do MS, o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil já permitiu alcançar notáveis ganhos em saúde pública, reduzindo de maneira significativa a ocorrência de casos graves e óbitos pela Covid-19. Assim, o Ministério da Saúde opta por adotar a administração, a partir de 20 de dezembro de 2021, de uma dose de reforço da vacina Covid-19 para toda a população com mais de 18 anos de idade, que deverá ser administrada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado.

Secretário de Saúde – Florentino Neto

A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca). Além disso, também está prevista uma dose de reforço da vacina Covid-19 para todos os indivíduos imunossuprimidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional). Esta deverá ser administrada a partir de quatro meses.

Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) deverão receber uma dose de reforço, preferencialmente, com o imunizante Comirnaty/Pfizer, a partir de cinco meses do esquema primário. Vacinas de vetor viral (AstraZeneca e Janssen) não são recomendadas para o uso em gestantes.

Para o secretário da Saúde, a antecipação da dose de reforço é fundamental para a retomada da normalidade. “É importante para todos nós essa dose de reforço, porque vai garantir mais imunidade à nossa população”, afirma o gestor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...

Médico com câncer incurável no cérebro cria o próprio tratamento e está livre da doença

O médico Richard Scolyer descobriu no ano passado que tinha glioblastoma, um tipo de câncer incurável no cérebro. Aí...

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul e pede foco em outros itens

Peças de vestuário já correspondem a 70% dos donativos arrecadados nas agências dos Correios, em todo o Brasil. Os Correios...

STF elege Mendonça para a vaga de Moraes no TSE e novo ministro diz que será ‘imparcial’

André Mendonça foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por decisão do TSE. O ministro do...
spot_img

Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos, após recuo da água

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas A água está em tendência de baixa na capital Porto Alegre,...

Secretaria da Saúde alerta municípios piauienses sobre edital de reposição do Mais Médicos

Nesta etapa, é necessário que os gestores municipais renovem a adesão ao programa através do sistema presente na plataforma...
spot_img

Posts Recomendados