Piauí não tem casos confirmados de Flurona até o momento, diz Sesapi

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O caso de uma paciente de Floriano, investigado pelo Laboratório Central (Lacen), deu positivo para Covid-19, mas negativo para Inflenza.

O Piauí não tem nenhum caso confirmado de coinfecção entre influenza (gripe) e Covid-19. A dupla contaminação pelos dois vírus está sendo chamada de “flurona”. O caso de uma paciente de Floriano, investigado pelo Laboratório Central (Lacen), deu positivo para Covid-19, mas negativo para influenza.

Florentino Neto – Secretário de Saúde do Piauí

Os exames para influenza (gripe) e Covid-19 são feitos nas UPAs. As amostras coletadas são encaminhadas ao Lacen-PI para identificação viral. A investigação laboratorial de vírus respiratórios abarca 15 vírus, dentre eles o SARS-COV-2 e o influenza (subtipos). O Lacen é o laboratório de referência responsável por confirmar ou descartar os casos no Piauí. Até o momento, não existe nenhum caso positivo no estado.

Segundo a epidemiologisita Amélia Costa, coordenadora do Cievs, “caso ocorra coinfecção, a conduta clínica não é alterada. Os sintomas das duas doenças são semelhantes: Dor no corpo; dor de garganta e febre”. Como os dois vírus são respiratórios, as medidas de prevenção são as mesmas para evitar a contaminação. “O uso de máscara, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social”.

A Sesapi vai acompanhar qualquer ocorrência notificada no estado em relação à infecção simultânea pelos dois vírus. A afirmação é do secretário de Saúde, Florentino Neto. Segundo ele, a pasta tem primado sempre pela transparência na divulgação dos dados. “Detalhes das notificações em investigação serão divulgados oportunamente, caso existam e estas sejam confirmadas”, pontuou o gestor.

Segundo ele, a dupla contaminação tem deixado especialistas em alerta, diante do aumento do número de casos de gripe no país. Muitos estados brasileiros possuem casos confirmados de flurona. Por isso, o secretário de saúde chama a atenção da população sobre a importância da vacinação.

“Gostaria de fazer um apelo para aqueles que estão com a segunda ou terceira doses da vacina em atraso. Procure uma unidade de saúde para concluir o esquema vacinal, isso é fundamental para todos nós. Todas as vacinas disponíveis garantem proteção efetiva contra casos moderados e graves do coronavírus. Proteja a si e a quem você ama”, pediu Florentino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios...

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo

Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como...

Curso “Direito e Desenvolvimento” vai contribuir para a formulação de políticas sociais no país

Formação tem como objetivo apresentar ao público da advocacia pública e aos novos membros da Advocacia-Geral da União (AGU)...

Corrida de rua ‘Floriano Run’ é realizada com apoio da gestão do prefeito Antônio Reis

Anderson Oliveira, organizador do evento, afirmou que o apoio da prefeitura municipal foi fundamental para que a corrida acontecesse...
spot_img

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Este é o melhor resultado do Caged para o mês desde 2020 O Brasil fechou o mês de março com...

Alepi aprovado Projeto de Lei que concede desconto de até 95% no ICMS

O texto aprovado prevê descontos tanto para pagamento à vista como parcelado. O PL agora segue para sanção do...
spot_img

Posts Recomendados