Piauí não tem casos confirmados de Flurona até o momento, diz Sesapi

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O caso de uma paciente de Floriano, investigado pelo Laboratório Central (Lacen), deu positivo para Covid-19, mas negativo para Inflenza.

O Piauí não tem nenhum caso confirmado de coinfecção entre influenza (gripe) e Covid-19. A dupla contaminação pelos dois vírus está sendo chamada de “flurona”. O caso de uma paciente de Floriano, investigado pelo Laboratório Central (Lacen), deu positivo para Covid-19, mas negativo para influenza.

Florentino Neto – Secretário de Saúde do Piauí

Os exames para influenza (gripe) e Covid-19 são feitos nas UPAs. As amostras coletadas são encaminhadas ao Lacen-PI para identificação viral. A investigação laboratorial de vírus respiratórios abarca 15 vírus, dentre eles o SARS-COV-2 e o influenza (subtipos). O Lacen é o laboratório de referência responsável por confirmar ou descartar os casos no Piauí. Até o momento, não existe nenhum caso positivo no estado.

Segundo a epidemiologisita Amélia Costa, coordenadora do Cievs, “caso ocorra coinfecção, a conduta clínica não é alterada. Os sintomas das duas doenças são semelhantes: Dor no corpo; dor de garganta e febre”. Como os dois vírus são respiratórios, as medidas de prevenção são as mesmas para evitar a contaminação. “O uso de máscara, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social”.

A Sesapi vai acompanhar qualquer ocorrência notificada no estado em relação à infecção simultânea pelos dois vírus. A afirmação é do secretário de Saúde, Florentino Neto. Segundo ele, a pasta tem primado sempre pela transparência na divulgação dos dados. “Detalhes das notificações em investigação serão divulgados oportunamente, caso existam e estas sejam confirmadas”, pontuou o gestor.

Segundo ele, a dupla contaminação tem deixado especialistas em alerta, diante do aumento do número de casos de gripe no país. Muitos estados brasileiros possuem casos confirmados de flurona. Por isso, o secretário de saúde chama a atenção da população sobre a importância da vacinação.

“Gostaria de fazer um apelo para aqueles que estão com a segunda ou terceira doses da vacina em atraso. Procure uma unidade de saúde para concluir o esquema vacinal, isso é fundamental para todos nós. Todas as vacinas disponíveis garantem proteção efetiva contra casos moderados e graves do coronavírus. Proteja a si e a quem você ama”, pediu Florentino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Oposição contabiliza 134 prefeitos aliados, 57 com o governo W. Dias e 33 indecisos

O grupo de oposição também divulgou uma lista sobre o apoio dos prefeitos para a eleição de outubro desse...

Iniciada em Jerumenha a vacinação contra Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos

A campanha começou pelo público infantil que possui comorbidade ou deficiência permanente. A vacinação teve início nesta quarta-feira (26), na...

Corpo de criança que se afogou em Uruçuí é achado em Porto Alegre do Piauí após 12 dias de buscas

A criança se afogou e desapareceu no Rio Parnaíba em Uruçuí, na noite do dia 14 de janeiro. O corpo...

Prefeito Mão Santa faz acordo e vai apoiar o petista Rafael Fonteles para governador do Piauí

Em troca, Wellington Dias dará total suporte para eleger a filha do prefeito, Gracinha Moraes Souza. O prefeito da cidade...
spot_img

Rodovia que liga Marcos Parente a Landri Sales ganha asfalto novo

O Governo do Estado implanta asfalto novo em trecho de 6 km da PI-219, no Território Tabuleiros do Alto...

Papa Francisco pede que pais ‘não condenem’ filhos homossexuais

Pontífice disse para genitores 'acompanharem' sempre filhos. "Penso nesse momento em todas pessoas que ficam cansadas do peso da vida...
spot_img

Posts Recomendados