Ativar para ir para o player da Audima

Maioria dos brasileiros quer vacinar filhos contra Covid-19, aponta pesquisa da Fiocruz

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Maior hesitação é entre pais de crianças de até quatro anos, que ainda não estão habilitadas para a imunização, segundo revelou a pesquisa.

Mais de 80% dos pais querem vacinar os filhos contra a Covid-19. Essa é a conclusão da pesquisa VacinaKids, feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Entre os mais de 15 mil entrevistados, ouvidos entre 17 de novembro e 14 de fevereiro, a maior parte dos pais que hesita em imunizar os filhos tem crianças com até quatro anos: 16,4%. Essa faixa etária, contudo, ainda não contemplada pela campanha de imunização.

A metodologia da pesquisa, realizada on-line, considera em hesitação os pais que não querem ou estão em dúvida sobre a imunização. Estão enquadrados nesta situação 12,8% dos familiares de crianças da faixa etária de cinco a 11 anos: é o menor índice da pesquisa. Já para os adolescentes, a proporção de pais nesta situação é de 14,9%.

Foto: Getty Images

Entre os principais motivos alegados por pais e mães para a não vacinação dos pequenos, estão medo de reações adversas, a opinião de que a vacina precisaria de mais tempo de desenvolvimento para ser considerada segura ou que as crianças não correm risco de desenvolver um quadro grave de Covid-19.

Pesquisadora clínica e pediatra do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Daniella Moore reiterou a segurança da vacina para a faixa etária e citou o Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade sobre a segurança da vacina de Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos, divulgado no final de 2021 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

“A grande maioria (97,6%) dos efeitos notificados foi leve a moderado, como dor no local da injeção, fadiga ou dor de cabeça. Ou seja, a vacina é, de fato, segura e os dados comprovam a sua segurança, mostrando, na sua maioria, efeitos adversos que mães e pais já têm experiência em lidar com outras vacinas do calendário vacinal”, pontuou a pesquisadora.

No estudo VacinaKids, alguns pais reportaram medo da ocorrência de miocardite, que é uma inflamação do músculo cardíaco, como efeito colateral da vacina para prevenção da Covid-19. Moore reitera que o relatório do CDC mostrou que “este é um evento raríssimo” e que, quando ocorre, “tende a ter uma evolução satisfatória”.

O documento destaca ainda que a doença é mais comum como consequência da Covid-19 na infância, e não da vacinação. No relatório do CDC, foram observados apenas 11 casos de miocardite entre as 8,7 milhões de doses aplicadas da vacina na faixa etária de 5 a 11 anos, em todos os EUA.

No Brasil, o Ministério da Saúde deu início a vacinação para o público de cinco a 11 anos neste mês de janeiro de 2022. A projeção é que essa faixa etária reúna um público de 20 milhões de crianças.

*Sob supervisão de Stéfano Salles

Beatriz Puente*da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emite alerta de risco de queimadas no Piauí para os próximos dias

Os dados mais recentes do Inpe apontam a presença de mais de 1.400 focos de queimadas no estado. O Instituto...

Pesquisa Quaest aponta que oito em cada dez menções à PEC da Blindagem nas redes são negativas

Proposta devolve ao Congresso a responsabilidade de abrir ou não inquéritos mirando parlamentares Pesquisa do instituto Quaest divulgada neste sábado,...

Piauí enfrenta estiagem severa com 126 municípios em emergência e déficit de 40% nas chuvas

O Piauí vem acumulando um período extenso de estiagem. A falta de chuvas atinge diversos municípios, principalmente aqueles situados...

Pequi, considerado o “ouro do Cerrado”, pode trazer benefícios à saúde dos rins, indicam estudos

Pesquisas recentes mostram que óleo do fruto reduz inflamação e protege tecidos renais em testes com animais No coração do...
spot_img

Vídeo de câmera de segurança auxilia investigações de incêndio no centro de Guadalupe; polícia já tem suspeito

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Um dia após o incêndio que atingiu a vegetação e alcançou parte da...

Wellington Dias critica aprovação da PEC da Blindagem: “A lei deve valer para todos”

Ministro revelou que o tema ainda será debatido internamente no Partido dos Trabalhadores. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social,...
spot_img

Posts Recomendados