Maioria dos brasileiros quer vacinar filhos contra Covid-19, aponta pesquisa da Fiocruz

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Maior hesitação é entre pais de crianças de até quatro anos, que ainda não estão habilitadas para a imunização, segundo revelou a pesquisa.

Mais de 80% dos pais querem vacinar os filhos contra a Covid-19. Essa é a conclusão da pesquisa VacinaKids, feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Entre os mais de 15 mil entrevistados, ouvidos entre 17 de novembro e 14 de fevereiro, a maior parte dos pais que hesita em imunizar os filhos tem crianças com até quatro anos: 16,4%. Essa faixa etária, contudo, ainda não contemplada pela campanha de imunização.

A metodologia da pesquisa, realizada on-line, considera em hesitação os pais que não querem ou estão em dúvida sobre a imunização. Estão enquadrados nesta situação 12,8% dos familiares de crianças da faixa etária de cinco a 11 anos: é o menor índice da pesquisa. Já para os adolescentes, a proporção de pais nesta situação é de 14,9%.

Foto: Getty Images

Entre os principais motivos alegados por pais e mães para a não vacinação dos pequenos, estão medo de reações adversas, a opinião de que a vacina precisaria de mais tempo de desenvolvimento para ser considerada segura ou que as crianças não correm risco de desenvolver um quadro grave de Covid-19.

Pesquisadora clínica e pediatra do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Daniella Moore reiterou a segurança da vacina para a faixa etária e citou o Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade sobre a segurança da vacina de Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos, divulgado no final de 2021 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

“A grande maioria (97,6%) dos efeitos notificados foi leve a moderado, como dor no local da injeção, fadiga ou dor de cabeça. Ou seja, a vacina é, de fato, segura e os dados comprovam a sua segurança, mostrando, na sua maioria, efeitos adversos que mães e pais já têm experiência em lidar com outras vacinas do calendário vacinal”, pontuou a pesquisadora.

No estudo VacinaKids, alguns pais reportaram medo da ocorrência de miocardite, que é uma inflamação do músculo cardíaco, como efeito colateral da vacina para prevenção da Covid-19. Moore reitera que o relatório do CDC mostrou que “este é um evento raríssimo” e que, quando ocorre, “tende a ter uma evolução satisfatória”.

O documento destaca ainda que a doença é mais comum como consequência da Covid-19 na infância, e não da vacinação. No relatório do CDC, foram observados apenas 11 casos de miocardite entre as 8,7 milhões de doses aplicadas da vacina na faixa etária de 5 a 11 anos, em todos os EUA.

No Brasil, o Ministério da Saúde deu início a vacinação para o público de cinco a 11 anos neste mês de janeiro de 2022. A projeção é que essa faixa etária reúna um público de 20 milhões de crianças.

*Sob supervisão de Stéfano Salles

Beatriz Puente*da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados