Seduc diz que apesar da greve de professores no Piauí, carga horária de alunos não será afetada

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As aulas iniciam na próxima segunda-feira (07/03), e a Seduc vem realizando o planejamento para receber os alunos.

As aulas presenciais da rede de ensino estadual iniciam na próxima segunda-feira (07) em todo Piauí. O retorno, entretanto, pode ser comprometido pela greve dos professores da rede estadual, que já dura 22 dias. Apesar disso, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) afirma que a carga horária dos estudantes será cumprida.

Seduc diz que carga horária de alunos não será afetada

Segundo a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes, por mais que as aulas sejam afetadas, o calendário não deve ser prejudicado. “Garantimos para os pais e responsáveis dos alunos que haverá cumprimento da carga horária desses alunos. Mesmo que não tenha aulas, e que o motivo venha a ser a greve, iremos estar avaliando todos os cenarios”, explica em entrevista.

Além disso, a Unidade de Ensino e Aprendizagem acrescenta que existem equipes do governo, tanto administrativas quanto econômicas realizando as tratativas e buscando soluções para o problema. O objetivo da greve dos profissionais da rede estadual é reivindicar que o reajuste salarial dos anos 2019 e 2020 inclua também os aposentados.

Planejamento

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) órgão passa por um processo de preparação e adequação desde 2020, quando a pandemia teve início. “No dia 7 nós retornaremos presencialmente com nossos estudantes. Nossas equipes técnicas estão constantemente analisando este retorno”, afirma em entrevista ao O DIA.

De acordo com a Seduc, devido aos protocolos de segurança contra a Covid-19, haverá remanejamento dos alunos dentro das salas de aulas, além da possibilidade de alguns estudantes permanecerem de forma remota. “Na portaria sobre o nosso retorno, nós afirmamos que, na impossibilidade de não voltarmos 100% de forma presencial, nós avaliamos a necessidade do ensino remoto”, destaca a diretora.

Recomposição de aprendizagem

Estudos apontam que as aulas remotas durante a pandemia prejudicaram o ensino e aprendizagem dos estudantes, especialmente aqueles de baixa renda. Segundo pesquisa da Fundação Roberto Marinho, 4 em cada 10 estudantes não têm condições de acesso a internet adequado para o contexto de educação remota. Além disso, 38% destes alunos compartilhavam o aparelho celular que utilizavam para estudos com outras pessoas.

Diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc afirma que é necessário haver uma recomposição da aprendizagem (Foto: Seduc)

Para a Seduc, é necessário que haja não só uma recuperação desses estudos, mas uma recomposição da aprendizagem. “As aulas remotas não foram uma opção, mas sim uma necessidade. Temos vários estudos que mostram o que foi esses últimos anos em relação à aprendizagem. Dentro da diretoria, já fizemos avaliações diagnósticas e, a partir destas evidências, iremos trabalhar a recomposição da aprendizagem dos nossos alunos. Temos uma grande missão com estes estudantes”, afirma a diretora Maria José Mendes.

A Unidade de Ensino e Aprendizagem frisa que os próximos passos serão dados olhando para o futuro. “Nenhum trabalho daqui pra frente será feito olhando o que passou, principalmente devido a pandemia”, finaliza.

Com informações do portalodia

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados