Mais de um milhão de piauienses tomaram a dose de reforço, diz Sesapi

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O estado do Piauí atingiu a marca de 1.016.408 milhão de piauienses vacinados com a dose de reforço contra a covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) desta segunda-feira (7).

A dose de reforço está disponível para toda população acima de 18 anos, que recebeu a segunda dose há 4 meses. Quem se contaminou com o novo coronavírus deve esperar 30 dias após a confirmação da infecção para receber a terceira dose. Já no caso de gestante e puérperas, acima de 18 anos, precisam esperar 45 dias após o parto para tomar sua dose complementar.

Cada município possui o próprio cronograma de vacinação, por isso a população deve ficar atenta sobre a disponibilização da vacina.

“A terceira dose ou dose de reforço vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, por isso é fundamental que os piauienses, que tomaram sua segunda dose há quatro meses ou mais, procurem os postos de saúde de seu município e tomem sua dose de reforço”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto.

Quarta dose

Para os imunossuprimidos, já está disponível a aplicação da quarta dose, que deve ser realizada com o imunizante Pfizer. Estão incluídos no grupo pessoas com imunodeficiência primária grave, em tratamento quimioterápico, que fizeram algum tipo de transplante de órgãos ou de células tronco, que vivem com HIV/AIDS ou realizam hemodiálise.

Para o restante da população não existe ainda uma previsão sobre a aplicação da dose, já que não existe um posicionamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a necessidade dessa dose para a população.

No Brasil o Ministério da Saúde liberou a aplicação apenas para imunossuprimidos acima dos 18 anos e pessoas idosas.

“Estudos mostram uma redução na efetividade dos imunizantes a partir de quatro meses após a conclusão do ciclo vacinal e na necessidade de reforçar a imunidade em grupos que são mais vulneráveis aos casos graves da covid-19. Por isso a necessidade de uma quarta dose para complementar a proteção desse grupo”, disse o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

Com informações do Cidade verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados