Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Justiça Eleitoral determina remoção de toalhas com apoio a Lula e Bolsonaro das ruas de Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na capital piauiense, em vários cruzamentos de grandes avenidas, ambulantes vendem toalhas com fotos dos dois pré-candidatos e com frases em apoio às candidaturas.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí determinou a retirada das ruas de Teresina de toalhas com rostos dos pré-candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL). A Justiça decidiu pela retirada após ação do Ministério Público da União, que alegou que o material configura propaganda eleitoral extemporânea.

Justiça Eleitoral determina remoção de toalhas com apoio a Lula e Bolsonaro das ruas de Teresina — Foto: Layza Mourão/g1

As toalhas são vendidas em diversos pontos da capital, com grande exposição, principalmente em cruzamentos de grandes avenidas, com intensa circulação de veículos. Na maioria das vezes, os vendedores oferecem ao mesmo tempo e lado a lado as toalhas de ambos pré-candidatos.

Contudo, a Justiça entendeu que a exposição do material e frases contidas nas toalhas, como “Tô com Lula” e “Fecho com Bolsonaro” configura propaganda eleitoral extemporânea. Além disso, fere o princípio da isonomia favorecendo possíveis futuras candidaturas.

Justiça Eleitoral determina remoção de toalhas com apoio a Lula e Bolsonaro das ruas de Teresina — Foto: Layza Mourão/g1

Conforme descrito na decisão do juiz eleitoral Agliberto Gomes Machado, as mensagens indicam pedido de voto, além de referência implícita ao cargo pretendido (ambos pré-candidatos estão usando faixa presidencial).

A proibição da propaganda eleitoral antecipada está prevista na resolução do TSE de número 23.610/2019. No artigo 2º, a orientação é de que “a propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto do ano da eleição”.

Já o artigo 3 diz que “considera-se propaganda antecipada passível de multa aquela divulgada extemporaneamente cuja mensagem contenha pedido explícito de voto, ou que veicule conteúdo eleitoral em local vedado ou por meio, forma ou instrumento proscrito no período de campanha”.

O juiz citou ainda a lei 9.504/1997, que diz: “Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos bens de uso comum, inclusive postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta e exposição de placas, estandartes, faixas, cavaletes, bonecos e assemelhados”.

Assim, ficou determinada a remoção do material com autorização de recolhimento, por parque do MP, caso necessário.

Com informações do G1 PI

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sargento é preso por suspeita de importunação sexual contra soldado durante serviço no Piauí

Um sargento do 24° Batalhão da Polícia Militar do Piauí foi preso suspeito de importunação sexual contra uma soldado...

TCU condena servidores do INSS no Piauí por fraudes milionária em benefícios

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, na sessão plenária do último dia 16 de julho, o acórdão...

Em Teresina, prefeito Jesse James apresenta projetos para Guadalupe e recebe sinal positivo de Rafael Fonteles

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, esteve em audiência com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, nesta...

Carlinhos Maia se descobriu bissexual e está apaixonado por influenciadora

O fim do casamento dos influenciadores segue dando o que falar nas redes sociais. O fim do casamento de Carlinhos...
spot_img

Prefeito de Cristino Castro é denunciado por irregularidades em licitação de R$ 17 milhões

A representação foi feita pela Divisão de Fiscalização de Licitações e Contratações do TCE. O prefeito de Cristino Castro, Felipe...

Turismo Escolar: Ópera na Serra da Capivara transforma aula em experiência inesquecível

Cerca de 400 alunos da rede estadual do Piauí assistiram ao espetáculo ao ar livre, em meio às cavernas...
spot_img

Posts Recomendados