Asteroide que sobrevoou próximo à Terra não apresentou risco de colisão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Corpo rochoso, estimado em 7,4 a 17 metros de comprimento, passou a 127 mil quilômetros do planeta — cerca de um terço da distância até a Lua.

Um asteroide do tamanho de uma pequena casa passou pela Terra na noite de terça-feira (4).

A rocha espacial chegou a 127 mil quilômetros da Terra, ou cerca de um terço da distância entre a Lua e a Terra, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Cneos) da Nasa.

Nomeado 2022 GN1, foi estimado em 7,4 a 17 metros de comprimento e estava viajando 55.836 quilômetros por hora, de acordo com Cneos.

Isso pode parecer um grande asteroide, mas na verdade é bem pequeno, de acordo com Gianluca Masi, fundador e diretor científico do Projeto Telescópio Virtual. Alguns dos maiores abrangem um quilômetro, acrescentou.

Artwork of an asteroid and planet earth.

O GN1 tem aproximadamente o mesmo tamanho do Chelyabinsk Meteor, que tinha 18 metros de comprimento, disse Mike Hankey, gerente de operações da Sociedade Americana de Meteoros.

O asteroide explodiu perto de Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, criando uma chuva de meteoritos que feriu mais de mil pessoas, disse Hankey.

Ao contrário de Chelyabinsk, o GN1 não representava risco para as pessoas, disse Gianluca Masi.

“Sua órbita era conhecida o suficiente para concluir com certeza que não iria nos atingir”, disse ele.

Encontros próximos como o sobrevoo do asteroide GN1 oferecem aos cientistas a chance de aprender mais sobre as rochas espaciais, disse Masi.

“Essas aproximações são oportunidades preciosas para investigar melhor os objetos, que seriam menores se estivessem muito distantes”, disse ele.

A possibilidade de colisão

Com asteroides, quase sempre existe a possibilidade de atingir a Terra. É por isso que o Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa monitora objetos no espaço que podem prejudicar o planeta.

Um dos mais recentes empreendimentos da organização é a missão DART, ou Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos, da Nasa.

A agência espacial norte-americana está testando para ver se o impacto de um asteroide mudará a direção e a velocidade dele, o que pode ser aplicado no futuro a objetos que representam uma ameaça à Terra, disse a Nasa.

A espaçonave foi lançada em 23 de novembro em um foguete SpaceX Falcon 9 da Base da Força Espacial Vandenburg, na Califórnia.

Seu alvo é o sistema de asteroides Didymos, que é feito de um grande asteroide chamado Didymos, e um asteroide menor que orbita em torno dele chamado Dimorphos. O objetivo da Nasa é atingir o asteroide menor, o que reduzirá o tempo que o Dimorphos leva para orbitar Didymos em alguns minutos, de acordo com a agência espacial.

A espaçonave está programada para atingir o asteroide em 26 de setembro, disse a Nasa.

Megan Marplesda CNN*

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados