Asteroide que sobrevoou próximo à Terra não apresentou risco de colisão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Corpo rochoso, estimado em 7,4 a 17 metros de comprimento, passou a 127 mil quilômetros do planeta — cerca de um terço da distância até a Lua.

Um asteroide do tamanho de uma pequena casa passou pela Terra na noite de terça-feira (4).

A rocha espacial chegou a 127 mil quilômetros da Terra, ou cerca de um terço da distância entre a Lua e a Terra, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Cneos) da Nasa.

Nomeado 2022 GN1, foi estimado em 7,4 a 17 metros de comprimento e estava viajando 55.836 quilômetros por hora, de acordo com Cneos.

Isso pode parecer um grande asteroide, mas na verdade é bem pequeno, de acordo com Gianluca Masi, fundador e diretor científico do Projeto Telescópio Virtual. Alguns dos maiores abrangem um quilômetro, acrescentou.

Artwork of an asteroid and planet earth.

O GN1 tem aproximadamente o mesmo tamanho do Chelyabinsk Meteor, que tinha 18 metros de comprimento, disse Mike Hankey, gerente de operações da Sociedade Americana de Meteoros.

O asteroide explodiu perto de Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, criando uma chuva de meteoritos que feriu mais de mil pessoas, disse Hankey.

Ao contrário de Chelyabinsk, o GN1 não representava risco para as pessoas, disse Gianluca Masi.

“Sua órbita era conhecida o suficiente para concluir com certeza que não iria nos atingir”, disse ele.

Encontros próximos como o sobrevoo do asteroide GN1 oferecem aos cientistas a chance de aprender mais sobre as rochas espaciais, disse Masi.

“Essas aproximações são oportunidades preciosas para investigar melhor os objetos, que seriam menores se estivessem muito distantes”, disse ele.

A possibilidade de colisão

Com asteroides, quase sempre existe a possibilidade de atingir a Terra. É por isso que o Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa monitora objetos no espaço que podem prejudicar o planeta.

Um dos mais recentes empreendimentos da organização é a missão DART, ou Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos, da Nasa.

A agência espacial norte-americana está testando para ver se o impacto de um asteroide mudará a direção e a velocidade dele, o que pode ser aplicado no futuro a objetos que representam uma ameaça à Terra, disse a Nasa.

A espaçonave foi lançada em 23 de novembro em um foguete SpaceX Falcon 9 da Base da Força Espacial Vandenburg, na Califórnia.

Seu alvo é o sistema de asteroides Didymos, que é feito de um grande asteroide chamado Didymos, e um asteroide menor que orbita em torno dele chamado Dimorphos. O objetivo da Nasa é atingir o asteroide menor, o que reduzirá o tempo que o Dimorphos leva para orbitar Didymos em alguns minutos, de acordo com a agência espacial.

A espaçonave está programada para atingir o asteroide em 26 de setembro, disse a Nasa.

Megan Marplesda CNN*

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputado Georgiano Neto enaltece liderança feminina de Adriana Sá na tradicional Festa do Vaqueiro em Landri Sales

O deputado Georgiano Neto destacou a liderança política de Adriana Sá, ressaltando a importância de uma mulher ocupar esse...

Conheça o smartphone superpoderoso Pura 70, da Huawei, que pode ser uma ameaça ao iPhone

Nova linha da empresa chinesa lançada neste mês tem como destaque os recursos avançados de fotografia Lançada neste mês pela...

Governador visita obras e autoriza reforma de escola e implantação do Piauí Saúde Digital em Capitão Gervásio Oliveira

No município, além de autorizar novas melhorias, Rafael Fonteles visitou serviços em andamento. O governador Rafael Fonteles esteve no município...

Lula garante recursos para o Rio Grande do Sul, atingido por temporais

Presidente se reuniu com governador do estado, Eduardo Leite O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (2),...
spot_img

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

Eduardo Leite pede ajuda e que população deixe áreas de risco O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite,...

Fábio Novo aposta em crescimento nas pesquisas numa eleição com tendência de polarização

Pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina participou do lançamento da candidatura de Fernando Lima a vereador. O pré-candidato à...
spot_img

Posts Recomendados