Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Peixe-leão é encontrado por mergulhador em Barra Grande, no litoral piauiense; espécie é venenosa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o biólogo Romildo Soares, o animal representa ameaça a espécies marinhas nativas e aos seres humanos.

Um filhote de peixe-leão foi encontrado no mar próximo à praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, região do litoral piauiense. O animal foi encontrado pelo mergulhador Alex Guerreiro na manhã desta quinta-feira (28), não é uma espécie nativa da fauna brasileira e oferece perigo aos seres humanos.

Segundo o mergulhador, ele encontrou o peixe entre as praias de Barra Grande e Barrinha. “Encontrei ele na divisa de Barra Grande com Barrinha, entre 60 cm e 1 metro de profundidade, a 50 metros da praia, nos corais de pedra. Capturei ele com uma rede e mantive todo o cuidado para respeitar o animal e também por ser o temor de hoje”, comentou Alex.

O professor Romildo Soares, especialista em biologia marinha, informou que o peixe-leão é classificado como uma espécie invasora e pode causar desequilíbrio entre as espécies nativas do litoral piauiense.

“As espécies chamadas de bioinvasoras são espécies que não são nativas da região, elas vêm de outro local. Onde essa espécie é endêmica, ela tem um predador natural que ajuda a controlar a população. Quando ela sai do seu local de origem, pode acontecer uma explosão de proliferação dessa espécie e isso causa impacto em populações nativas, interferindo na cadeia alimentar”, explicou o professor.

De acordo com o biólogo, além de ser uma ameaça às espécies nativas, o peixe-leão pode ser perigoso para humanos por causa do seu venenoso.

“Essa espécie tem espinhos com uma toxina na base que pode ser muito prejudicial para quem for perfurado. Dependendo do estado de saúde da pessoa, esse veneno pode até matar. É um problema muito grande essa espécie ter chegado nesse local porque pode se reproduzir com facilidade, se espalhar pela área e corre o risco dos banhistas pisarem nesse peixe por acidente e entrar em contato com a toxina”, comentou o professor Romildo.

Peixe-leão foi encontrado em outras praias do Nordeste

Desde o início do ano, o peixe-leão tem sido encontrado em praias da região Nordeste, como no arquipélago de Fernando de Noronha e no Ceará, onde um pescador foi hospitalizado após pisar em um deles na praia de Bitupitá, próximo à divisa com o Piauí. O homem teve convulsões e sofreu uma parada cardíaca, precisando ser hospitalizado duas vezes desde o acidente com o animal.

As informações são do Portal Clube News

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Tatiana Medeiros admite uso de celular e tablet na prisão; PM investiga entrada dos aparelhos

Tatiana foi presa por suspeita de usar dinheiro de facção criminosa para financiar campanha eleitoral. Policiais do Quartel do Comando-Geral...

Governo ultrapassa marca de R$ 2 trilhões em gastos públicos em 2025

Dados da plataforma Gasto Brasil revelam velocidade com que recursos públicos são consumidos no país; ferramenta quer ampliar transparência...

Ação conjunta reúne alunos e professores em atividade ambiental no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes. Na última segunda-feira, 19 de maio, a Prefeitura Municipal de Guadalupe-PI, por meio da Secretaria Municipal de...

Piauí aumenta para 20% ICMS das compras internacionais

A nova alíquota do ICMS, definida pelo Comsefaz, passou a valer a partir de 1º de abril de 2025. O...
spot_img

Zé Santana é anunciado como novo secretário estadual de Trabalho

A possibilidade de indicação do gestor em um novo cargo no Poder Executivo já circulava nos bastidores, em razão...

Mais 126 cidades do Piauí entram em estado de emergência por causa da seca

Mais 126 cidades do Piauí entraram em estado de emergência por causa da seca. A portaria publicada pelo Ministério...
spot_img

Posts Recomendados