Justiça manda soltar policial acusado de abusar sexualmente de detentas em Picos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Habeas corpus foi impetrado pela Agepen Piauí e pelo presidente da Ageppen Brasil, Jacinto Teles.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), concedeu na tarde desta segunda-feira (16) liberdade ao policial penal José Paulo de Oliveira, que havia sido preso em Picos no dia 12 de maio, sob acusações de torturar e abusar sexualmente de detentas da Penitenciária Feminina situada no município.

O pedido de habeas corpus foi impetrado pela defesa de José Paulo, representada pelo presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil (Ageppen), Jacinto Teles, e pelo advogado Luís Moura Neto, da Agepen Piauí.

Jacinto Teles e Luís Moura Neto – Foto Marcelo Cardoso

Em entrevista ao GP1, os dois representantes da defesa afirmaram que a determinação da soltura se deu com base no Código de Processo Penal. Segundo Jacinto Teles, a decisão do desembargador foi taxativa ao afirmar que a prisão foi ilegal.

“O desembargador é taxativo ao dizer que tem a ausência de contemporaneidade dos fatos justificadores, foi uma segregação cautelar ilegal. Nossa tese nesse ponto foi preliminarmente não ao mérito da questão, mas sim para coibir uma violação à Constituição Federal de uma prisão desnecessária, desarrazoável e, sobretudo, ilegal. Aqui o desembargador estabelece que não houve uma proporcionalidade adequação da medida”, explicou Jacinto Teles.

De acordo com o advogado Luís Moura Neto, o fato imputado ao policial penal ocorreu no ano de 2018, mas foi denunciado apenas em 2022, daí a extemporaneidade dos fatos mencionada pelo desembargador na decisão.

“Foi uma decisão corretíssima, porque está obedecendo o que diz o artigo 312, parágrafo segundo do Código de Processo Penal, que diz que para se fundamentar a sentença é necessário ter a contemporaneidade dos fatos, o que não ocorreu. Esse suposto fato faz menção à 2018 e nós estamos em 2022, sem falar na conduta do policial penal José Paulo, que é um pai de família, tem mais de 10 anos atuando na Secretaria de Justiça, é bastante conhecido em Picos e tem uma reputação ilibada”, ressaltou ao advogado Luís Moura.

Acusações podem ter sido armação

Jacinto Teles ressaltou que o policial penal José Paulo há algum tempo vem denunciando irregularidades no sistema prisional, o que, conforme o presidente da Ageppen, levanta suspeitas sobre as denúncias que culminaram na prisão.

“É um fato estarrecedor, ele não foi sequer ouvido em juízo, o José Paulo tem um trabalho no Núcleo de Inteligência do sistema penitenciário, e disso eu sou testemunha, há mais de dois anos ele vem denunciando ilegalidades no sistema prisional, ele mandou um dossiê para as autoridades e nós acostamos aos autos do habeas corpus. Daí o porquê de não entendermos a vontade da delegacia em pedir a prisão do José Paulo, e lamentavelmente com a devida vênia do magistrado da comarca de Picos”, colocou. Por fim, o advogado Luís Moura Neto garantiu que a Agepen seguirá acompanhando o caso, e reforçou que o policial penal será inocentado de todas essas acusações. “A Agepen irá acompanhar esse caso com bastante equidade, nós acreditamos nele e ele com certeza será inocentado dessas acusações falsas”, concluiu.

As informações são do GP1

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Estudantes da rede estadual recebem medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências em Teresina

Na edição deste ano, os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 168 medalhas, sendo 67 de ouro, 60...

Renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 das escolas estaduais do Piauí iniciam na segunda (25)

A informação foi divulgada pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, nesta sexta-feira (22). A renovação...

Júnior Nato destaca parcerias no Pactos pelo Piauí e participa de confraternização do PT em Teresina

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato (PT), reeleito para o quadriênio 2025-2028, participou...

TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro

Concurso será realizado nas 27 capitais brasileiras Os candidatos do Concurso Unificado da Justiça Eleitoral já podem verificar, por meio...
spot_img

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

Brasil deve ter quase 8 mil casos anuais da doença até 2025 O Brasil poderá completar o triênio de 2023...

Ação de saúde realizada pela Prefeitura de Guadalupe e SENAR atende 685 pessoas com serviços especializados

Saúde do Homem e da Mulher Rural. A Prefeitura de Guadalupe, em parceria com o SENAR Piauí, realizou na última...
spot_img

Posts Recomendados