Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Regina Sousa descarta reajuste e elabora decreto para os professores, em greve há quase três meses

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os professores da rede estadual paralisaram 100% suas atividades no último dia 23 de fevereiro.

A governadora Regina Sousa (PT) voltou a afirmar, durante solenidade no Palácio de Karnak nesta segunda-feira (19), que o Piauí não tem condições financeiras de arcar com o percentual de aumento salarial reivindicado pelos trabalhadores da rede estadual de educação.

“A gente não tem como dar mais reajuste do que já demos. Esse seria o melhor momento para dar reajuste. Se tivesse dinheiro eu daria com todo prazer. Não tem melhor momento como esse, então não é uma coisa que eu faça por birra. Não tem como dar mais reajuste”, disse a chefe do Executivo estadual.

Regina Sousa e Wellington Dias – Foto: Governo do Piauí

Os professores da rede estadual paralisaram 100% suas atividades no último dia 23 de fevereiro. A categoria contesta os 14,17% de aumento salarial já aprovado pelo Governo e cobra um reajuste linear de 33% para servidores ativos e inativos, como fixado na Lei Nacional do Piso do Magistério.

Regina Sousa reitera que apesar do percentual de aumento oferecido pelo Piauí estar abaixo do pleiteado pelos professores, todos os vencimentos respeitam a Lei do Piso. “Eles querem aquele índice da portaria da lei do Congresso e nós não temos condição de dar. Agora é preciso ficar muito claro que ninguém está recebendo menos que o piso”, lembrou.

No começo da noite de ontem (18) o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) voltou a declarar ilegal a greve dos trabalhadores em educação da rede estadual. Na liminar, do desembargador Oton Lustosa, amplia a multa diária de R$ 20 mil, caso o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (Sinte) não suspenda a paralisação.

Novas medidas

Com a decisão, a governadora explicou que deve editar um decreto, convocando os professores para o retorno às salas de aulas na segunda-feira (23) e regulando as medidas emergenciais para a retomada das atividades escolares nas unidades que aderiram ao movimento grevista, inclusive a contratação de substitutos.

“Não quero perder o ano, tenho uma responsabilidade com os estudantes e a gente vai fazer um decreto para convidá-los e conclama-los a irem para a sala de aula na segunda-feira, se não vamos começar a contratar os professores substitutos e colocar na sala de aula para que as crianças não percam o ano”, garantiu Regina Sousa.

A primeira opção, no entanto, é ampliar a carga horária dos professores efetivos que assim desejarem. A mudança aconteceria durante um período emergencial a pedido do trabalhador. Se ainda assim for necessário, substitutos devem ser convocados nos próximos dias.

“O professor que voluntariamente quiser aumentar sua carga horária, a gente também amplia. Tem contrato de 20 horas, então por 120 dias a gente pode dar um outra carga horária para esse professor, aí não preciso contratar substituto. Mas temos professores substitutos selecionados”, finalizou a governadora.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Vírus’ espião infecta PC e registra tudo o que você digita

Veja como evitar cair em golpes Sua conta de e-mail e redes sociais estão sendo acessadas a toda hora, mas...

Ex-seminarista revela que transou com bispo e expõe rede de padres gays dentro da igreja

Ex-seminarista revelou, em livro, forte presença da homossexualidade em Igreja Católica. Seminário em SP teria “pegação” entre padres A transa...

Wagner Moura ganha como melhor ator e Kleber Mendonça melhor diretor no Festival de Cannes

O filme de Kleber Mendonça Filho também era um dos favoritos para ganhar a Palma de Ouro, a maior...

Wellington Dias articula apoio a Marcelo Castro e Júlio César para bloquear Ciro Nogueira em 2026

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Governo Federal, por meio do ministro do Desenvolvimento Social e ex-governador do...
spot_img

Brasil destrói 20 milhões de ovos férteis para conter gripe aviária e enfrenta bloqueio de 46 países

As medidas tomadas pelo Ministério da Agricultura do governo Lula (PT) para conter os riscos de disseminação da gripe...

Negócio de milhões: Família fatura R$ 250 mil por mês com venda de pamonhas para 5 estados

Fábrica está localizada em Serrania (MG). Mais de 85% das pamonhas são congeladas e embaladas a vácuo para permitir...
spot_img

Posts Recomendados