15 minutos de exercícios são o suficiente para melhorar o humor e ansiedade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A pesquisa mostra que o cérebro dos seres humanos necessita da movimentação do corpo. O órgão é responsável por controlar o corpo e precisa estar ativo.

O número mágico é uma porção de tempo: 15 minutos e 9 segundos. De acordo com uma pesquisa que analisou 37 mil pessoas de 16 países, esse é o lapso temporal necessário de exercícios por dia para aliviar a ansiedade, depressão e melhorar o humor. A verdade é que o estudo mostra como mexer o corpo é importante para não só melhorar o físico, mas também beneficiar a saúde mental.

A pesquisa mostra que o cérebro dos seres humanos necessita da movimentação do corpo. O órgão é responsável por controlar o corpo e precisa estar ativo. Sendo assim, o sedentarismo é praticamente uma tortura para a máquina que o restante da fisiologia corporal. E não, isso não quer dizer que você precisa fazer apenas os 15 minutos. Mas é o mínimo para promover bem-estar.

Exercícios para estimular o cérebro

O estudo liderado por Brendon Stubbs, do King’s College London, instituição do Reino Unido, mostra como os exercícios atuam de modo semelhante a drogas contra a depressão e a ansiedade. A atividade física contribui de forma importa para os mecanimos neurobiológicos e psicossociais. Isso é o que aponta a State of Mind Index, pesquisa encomendada por uma empresa de itens esportivos do Japão.

A análise dos participantes do estudo foi feita com base em depoimentos e escaneamento facial. O estudo indica que todas as atividades físicas oferecem benefícios múltiplos para a saúde física e mental. A cognição e a inteligência emocional foram impactadas de forma importante e positiva.

O estudo mostrou que pouco mais de 15 minutos eram necessários quando era esperado pelo menos 30 minutos de exercícios. Mas verdade é que o potencial de movimentação e tão bom para o cérebre que o efeito neuroquímico é imedieto, impactando, inclusive, na memória, pois estimula o hipocampo e o córtex pré-frontal.

Efeito semelhante ao da maconha

De acordo com o estudo liderado por Stubbs, os exercícios físicos podem produzir um efeito analgésico, ansiolítico e antidepressivo comparável ao de usar maconha, que contém THC, por exemplo. Os exercícios liberaram hormônios como a dopamina e serotonina, que estão ligadas ao prazer e a regulação de mecanismos fisiológicos, como o sono, a fome e a ansiedade.

O aspeco físico também é levado em conta. O sistema imunológico, as defesas do corpo que protegem as pessoas de viroses, por exemplo, também é fortalecido. O potencial inflamatório do corpo também é reduzido com a prática diária de 15 minutos e 9 segundos de caminhada, por exemplo.

Pessoas mais velhas são mais ativas

A pesquisa do King’s College London trouxe mais surpresas do que os cientistas imaginavam. O estudo revela qe pessoas com mais de 57 anos são mais ativas que jovens entre 18 e 24 anos. A população mais madura é mais informada, e isso leva à busca pelas atividades físicas de forma mais expressiva. Já a juventude acha que é menos vulnerável aos efeitos do sedentarismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Floriano promove abertura do projeto ‘Cine Social para Todos’ na praça da Bandeira 

Rafaela Barros, secretária da SEMDAS, disse que a ideia é reunir as famílias e oferecer um momento de integração...

Governador inaugura obras em seis municípios do sudeste piauiense nesta quinta (2)

Rafael Fonteles irá cumprir agenda em Capitão Gervásio de Oliveira, Campo Alegre do Fidalgo, São Francisco de Assis, Lagoa...

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do...

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

Reforma tributária prevê alíquota reduzida para 850 substâncias A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar...
spot_img

Secretário de Comunicação de Floriano renuncia ao cargo por motivos de saúde e novos projetos

Enquanto Nilson encerra seu mandato como Secretário de Comunicação, o processo de nomeação de seu sucessor ainda está em...

Mais de 250 mil clientes já ficaram sem energia em 2024 por conta de furtos de cabos no Piauí

Quando as estruturas elétricas são danificadas no ato do furto, além de comprometer o fornecimento, provocando curtos-circuitos. O furto de...
spot_img

Posts Recomendados