Sobe o número de mortes violentas e estupros de vulneráveis no Piauí, aponta Anuário de Segurança Pública

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os dados foram divulgados pelo 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública nessa terça-feira (28). Também houve o aumento no número de denúncias de estelionato e injúria racial.

O Piauí registrou um aumento de 10,3% mortes violentas, de 39,2% de roubos e furtos de celulares e de 17,7% de estupros de vulnerável entre 2020 e 2021, segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nessa terça-feira (28).

Foram registradas no estado, conforme o anuário, 782 mortes violentas intencionais em 2021. Em 2020, foram 707. Conforme adiantou o Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Piauí teve o 3º maior crescimento de crimes violentos no país no ano passado, ficando atrás somente do Amazonas e Amapá.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informou em janeiro deste ano que os números de 2021 representam a maior quantidade de mortes violentas intencionais dos últimos sete anos.

O de mortes decorrentes de Intervenções policiais em serviço e fora de serviço também subiu: 29 para 34. Já os números de latrocínio e lesão corporal seguida de morte permaneceram praticamente os mesmos nos últimos dois anos.

Outros crimes como roubos e furtos de aparelhos celulares e estelionato também apresentaram um aumento. No estado, foram registrados 16.014 roubos e furtos de aparelhos celulares em 2020 e 19.279 em 2021. Já as denúncias de estelionato subiram de 9.437 para quase 13 mil.

Racismo e crimes contra LGBTQIA+

No estado, houve também o crescimento de denúncias de racismo e injúria racial de 2020 para 2021. Subiu de 195 para 244 o número de crimes de injúria racial e de 8 para 25 de crimes de racismo.

Em relação aos crimes contra a população LBGTQIA+, o número de lesão corporal dolosa diminuiu de 32, em 2020, para 12, em 2021. Em relação ao homicídio doloso cuja vítima seja LBGTQIA+, em 2021 foram 6 contra 2 registrados em 2020.

Violência contra a mulher e menores de idade

O número de feminicídios permaneceu praticamente o mesmo de 2020 para 2021. Contudo, foi notada uma alta no número de tentativas de feminicídio: 59 para 76. A taxa de medidas protetivas de urgência concedidas também subiu de 4.707 para 5.028, ou seja, um crescimento de 6,4%.

Sobre os estupros, no Piauí, foram registrados 719 estupros de vulnerável em 2020 e, no ano de 2021, 848, o que demonstra um aumento de quase 18%.

Com informações do G1 PI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Projeto ‘Fala Landri Sales’ começa hoje e estará presente em todas as comunidades, diz Adriana Sá

Adriana é mentora do projeto e conta com o apoio do governador Rafael Fonteles. Nesta terça-feira, 21 de maio, terá...

Eleições 2024: Sílvio Mendes aciona Justiça Eleitoral contra portais de notícias por fake news

Representação foi ajuizada nessa segunda-feira (20), pelo Diretório Estadual do União Brasil. O pré-candidato a Prefeitura de Teresina, Sílvio Mendes...

Consumo de álcool! Saiba o que acontece se você beber mais de 3 long necks por dia – e o quanto isso encurta sua...

Um segundo estudo, da Nature, mostrou a relação do consumo do excesso da bebida com 61 doenças A frase "beba...

Justiça Federal pode barrar candidatura de Kalume em Floriano

O Ministério Público Federal (MPF) reforça o pedido de condenação do deputado, destacando a importância de garantir a integridade...
spot_img

Defesa Civil e Seplan vão elaborar planos de contingência para riscos e desastres no Piauí

O planejamento tem como objetivo atender toda a população piauiense e, principalmente, os municípios que mais sofrem com áreas...

Governo testa novo sistema de alerta de emergências climáticas para celulares

Chamado “Cell Broadcast”, o sistema de segurança vai entrar em vigor no segundo semestre deste ano, ainda sem data...
spot_img

Posts Recomendados