O ato aconteceu das 8h até às 11h30, atendeu 76 pessoas e foram realizados 152 exames realizados.
Secom
O mês de julho é dedicado à prevenção, identificação e tratamento das hepatites B e C, segundo calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS), identificado como a Campanha Julho Amarelo. Para marcar o Dia Mundial de combate às Hepatites Virais (28/07), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu nesta quinta-feira(28), uma ação na praça Dr. Sebastião Martins, para atendimentos e esclarecimentos sobre a doença. O prefeito Antônio Reis visitou a equipe no local junto com a secretária de Saúde, Caroline Reis.
De acordo com Herica Amarante, diretora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. “Essa infecção, que atinge o fígado, causa alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Por isso é importante fazer o teste”, explica.
A ação aconteceu das 8h até às 11h30, atendeu 76 pessoas e foram realizados 152 exames realizados.
Hepatites B e C
As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C podem se tornar crônicas. Por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhece ter a infecção. Isso faz com que a doença evolua por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo a causa de fibrose avançada, da cirrose e também levando ao desenvolvimento de câncer e até a necessidade de transplante do órgão.
“É importante lembrar que as hepatites virais são doenças silenciosas, isto é, as pessoas podem conviver com o vírus B e/ou C por muitos anos sem apresentar sintomas. Assim é fundamental que, pelo menos uma vez na vida, as pessoas façam o teste como prevenção”, orienta Hérica Amarante, diretora do centro de testagem e aconselhamento.