Piauí é o segundo estado brasileiro com famílias em insegurança alimentar grave

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estudo da Penssan afirma que 34,3% das famílias piauienses entrevistadas tiveram dificuldade em comprar alimentos.

O Piauí é o segundo estado brasileiro com famílias em insegurança alimentar grave. É o que aponta o estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan), divulgado nesta quarta-feira (14).

Segundo o levantamento, 34,3% das famílias piauienses entrevistadas relataram ter dificuldade na compra de alimentos, o que as levou a reduzir a quantidade de itens da cesta básica. O estado ficou atrás apenas de Alagoas, onde 36,7% das famílias estão em insegurança alimentar grave. Em terceiro lugar, está o Amapá, com 32% dos domicílios nessa situação. Em seguida, estão Pará e Sergipe, com 30% da população atingida.

Piauí é o segundo estado brasileiro com famílias em insegurança alimentar grave

Para realização da pesquisa, mais de 12 mil domicílios em 577 cidades foram visitados entre novembro de 2021 e abril deste ano. Os dados dão conta de que, em todo o Brasil, três em cada dez famílias estão sofrendo insegurança alimentar moderada ou grave. Em 2022, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer.

O estudo levou em consideração os indicadores sociodemográficos e benefícios sociais, onde foi constatado que a insegurança alimentar moderada e grave cresceu mesmo nos domicílios que recebiam auxílio financeiro do governo.

O resultado aponta que a situação dos habitantes da zona rural é mais grave. Já em relação à área urbana, cerca de 27,4 milhões de pessoas estão famintas, um número estarrecedor. A pesquisa destaca ainda que o aumento da fome na população negra é de 70% e as mulheres, por sua vez, são as mais impactadas pela fome.

Outro ponto ressaltado é em relação ao número de endividamento das famílias brasileiras como consequência após a crise econômica durante a pandemia da Covid-19. Houve relato de endividamento em consequência da pandemia em 41,6% das famílias, sendo a maior proporção no Norte e Nordeste, onde chegou a 46,7% e 46,0%, respectivamente. Tal condição acaba agravando a vulnerabilidade das famílias e, por consequência, a fome.

O que é insegurança alimentar?

A insegurança alimentar ocorre quando uma pessoa, ou família, não possui acesso a alimentos suficientes para satisfazer as suas necessidades. Essa situação pode ser temporária ou crônica e pode ser causada por diversas questões, como desemprego, pobreza, preços elevados, entre outros.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a insegurança alimentar pode ser classificada em três níveis. São eles:

  • Leve: Incerteza quanto ao acesso a alimentos em um futuro próximo e/ou quando a qualidade da alimentação já está comprometida;
  • Moderada: Quantidade insuficiente de alimentos;
  • Grave: Privação no consumo de alimentos e fome.

Fonte: Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados