Excesso de pele: como lidar com a modificação no corpo após emagrecer

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por mais que emagrecer traga benefícios à qualidade de vida e à saúde —controlando ou reduzindo o risco de várias doenças—, é inegável que a questão estética continua sendo a principal motivação de grande parte das pessoas que busca um(a) nutricionista e uma academia.

Mas muitas pessoas não sabem que as transformações que ocorrem no corpo durante o processo de perda de peso nem sempre são como as esperadas e podem desagradar o paciente visualmente, gerando insatisfação.

Quando alguém ganha 30 kg, 40 kg, é comum que a pele “estique” para se adaptar ao volume corporal, o que gera dilaceramentos. Ao emagrecer, essas marcas na pele tendem a ficar mais visíveis, assim como a flacidez gerada pela pele que sobrou.
Em geral, pessoas que perdem muitos quilos se deparam com sobra de pele em regiões como braços, costas, interior das coxas e a queda dos seios —inclusive os homens, pois ao engordar há o crescimento das mamas. No entanto, a principal insatisfação costumar ser a pele excessiva na região do abdome.

Por mais que a pessoa faça musculação para ganhar massa muscular e perca toda a gordura localizada na barriga, a depender da idade e de hábitos anteriores, a pele excedente não é eliminada nem consegue retornar ao normal.

Esse ponto traz insatisfação e faz com que algumas pessoas até se questionem se valeu a pena tanto esforço para emagrecer, pois isso não trouxe o resultado estético sonhado.”

Como minimizar?

Entenda que a pele passará por um grande processo de readaptação. Para mantê-la saudável e minimizar cicatrizes, procure hidratá-la bem (com o uso de cremes), beba bastante água e reduza o consumo de alimentos que causam inflamação no organismo —frituras, fast-food, carboidratos refinados, produtos industrializados e açúcar (se possível, exclua esse último de sua dieta).

O consumo adequado de proteínas (carnes, ovos) é importante, pois o nutriente é utilizado na formação e regeneração dos tecidos (como a pele), assim como a ingestão de vitamina C, que estimula a produção de colágeno.

Procedimentos estéticos ajudam muito na cicatrização de estrias que podem estar aparecendo, assim como suplementos específicos, como a utilização de zinco, cobre, proteínas em pó, vitamina C, entre outras vitaminas e minerais.

Tenha paciência e não desista

Algumas pessoas pensam até em voltar a ganhar peso por não aceitarem a nova imagem. Não cometa esse erro. Lembre-se que emagrecer traz benefícios à saúde e não só estéticos.

Saiba que, com o passar do tempo, há um processo natural de renovação das células do corpo (incluindo da pele), o que vai fazer com que as marcas diminuam e o aspecto da pele se torne mais agradável aos seus olhos.

Caso o desconforto seja grande, ao ponto de abalar a autoestima e gerar problemas emocionais, considere passar por uma cirurgia plástica para remoção do excesso de pele. Inclusive, a operação também vai além da estética.

A pele que sobrou pode gerar inflamações externas (feridas) e internas, afinal, abaixo da pele teremos uma camada de células adiposas vazias, porém ainda permanentes. A manutenção delas no corpo sinaliza inflamação, e essa retomada da inflamação pode afetar o sistema metabólico e colaborar para seu reganho de peso.

Por essa justificativa comprovada é que o ciclo da bariátrica só acaba após a retirada da pele que sobrou da grande perda de peso.

Por Taise Spolti/Colunista de VivaBem

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PGR pede inclusão de fugitivos do 8 de janeiro em lista da Interpol

Gonet quer emissão de mandado de prisão preventiva contra acusados O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao ministro Alexandre...

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

Valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta do FGTS Trabalhadores de 59 municípios do Rio Grande do Sul...

Ator Tony Ramos passa por cirurgia para tratar sangramento intracraniano

Ator foi internado às pressas no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro Tony Ramos, 75, foi internado...

Marcos Parente ganha Van adaptada para beneficiar pacientes em tratamento de saúde

Veículo garantido por emenda parlamentar proporcionará conforto aos marcoenses em tratamento fora do município. Na manhã desta quinta-feira, 16 de...
spot_img

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe inicia campanha de mobilização para prevenir queimadas em meio ao clima seco

O município planeja ampliar sua campanha com palestras, panfletagem e outras ações educativas para conscientizar a população sobre a...
spot_img

Posts Recomendados