Excesso de pele: como lidar com a modificação no corpo após emagrecer

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por mais que emagrecer traga benefícios à qualidade de vida e à saúde —controlando ou reduzindo o risco de várias doenças—, é inegável que a questão estética continua sendo a principal motivação de grande parte das pessoas que busca um(a) nutricionista e uma academia.

Mas muitas pessoas não sabem que as transformações que ocorrem no corpo durante o processo de perda de peso nem sempre são como as esperadas e podem desagradar o paciente visualmente, gerando insatisfação.

Quando alguém ganha 30 kg, 40 kg, é comum que a pele “estique” para se adaptar ao volume corporal, o que gera dilaceramentos. Ao emagrecer, essas marcas na pele tendem a ficar mais visíveis, assim como a flacidez gerada pela pele que sobrou.
Em geral, pessoas que perdem muitos quilos se deparam com sobra de pele em regiões como braços, costas, interior das coxas e a queda dos seios —inclusive os homens, pois ao engordar há o crescimento das mamas. No entanto, a principal insatisfação costumar ser a pele excessiva na região do abdome.

Por mais que a pessoa faça musculação para ganhar massa muscular e perca toda a gordura localizada na barriga, a depender da idade e de hábitos anteriores, a pele excedente não é eliminada nem consegue retornar ao normal.

Esse ponto traz insatisfação e faz com que algumas pessoas até se questionem se valeu a pena tanto esforço para emagrecer, pois isso não trouxe o resultado estético sonhado.”

Como minimizar?

Entenda que a pele passará por um grande processo de readaptação. Para mantê-la saudável e minimizar cicatrizes, procure hidratá-la bem (com o uso de cremes), beba bastante água e reduza o consumo de alimentos que causam inflamação no organismo —frituras, fast-food, carboidratos refinados, produtos industrializados e açúcar (se possível, exclua esse último de sua dieta).

O consumo adequado de proteínas (carnes, ovos) é importante, pois o nutriente é utilizado na formação e regeneração dos tecidos (como a pele), assim como a ingestão de vitamina C, que estimula a produção de colágeno.

Procedimentos estéticos ajudam muito na cicatrização de estrias que podem estar aparecendo, assim como suplementos específicos, como a utilização de zinco, cobre, proteínas em pó, vitamina C, entre outras vitaminas e minerais.

Tenha paciência e não desista

Algumas pessoas pensam até em voltar a ganhar peso por não aceitarem a nova imagem. Não cometa esse erro. Lembre-se que emagrecer traz benefícios à saúde e não só estéticos.

Saiba que, com o passar do tempo, há um processo natural de renovação das células do corpo (incluindo da pele), o que vai fazer com que as marcas diminuam e o aspecto da pele se torne mais agradável aos seus olhos.

Caso o desconforto seja grande, ao ponto de abalar a autoestima e gerar problemas emocionais, considere passar por uma cirurgia plástica para remoção do excesso de pele. Inclusive, a operação também vai além da estética.

A pele que sobrou pode gerar inflamações externas (feridas) e internas, afinal, abaixo da pele teremos uma camada de células adiposas vazias, porém ainda permanentes. A manutenção delas no corpo sinaliza inflamação, e essa retomada da inflamação pode afetar o sistema metabólico e colaborar para seu reganho de peso.

Por essa justificativa comprovada é que o ciclo da bariátrica só acaba após a retirada da pele que sobrou da grande perda de peso.

Por Taise Spolti/Colunista de VivaBem

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Os benefícios do ciclismo, seu crescimento e expansão do mercado de bicicletas no Brasil

O mercado de bicicletas no Brasil cresceu 14% em 2023, com vendas que ultrapassaram 3,2 milhões de unidades, impulsionado...

Fim do mistério: veja imagem de como é um Chester vivo

Ave tem origem em uma linhagem de frango que foi trazida da Escócia para o Brasil em 1980 Poucas pessoas...

Temporal alaga centro de Floriano e Hospital Tibério Nunes é invadido pela água

A Secretaria Estadual de Saúde ficou de encaminhar uma nota sobre a situação do hospital na cidade Na manhã desta...

Programa Cozinha Solidária é lançado no Piauí e beneficiará 11 instituições que alimentam pessoas vulneráveis

A previsão é distribuir 560 mil refeições ao longo de 2025. O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (20), da...
spot_img

Vacinação de menores contra a dengue fica abaixo da meta do Ministério da Saúde

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer, no sistema público de saúde, o imunizante contra a...

PGR envia ao STF parecer para manter prisão de Braga Netto

General é apontado como um dos articuladores do plano golpista A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta sexta-feira (20) ao...
spot_img

Posts Recomendados