Excesso de pele: como lidar com a modificação no corpo após emagrecer

-

- Advertisment -spot_img

Por mais que emagrecer traga benefícios à qualidade de vida e à saúde —controlando ou reduzindo o risco de várias doenças—, é inegável que a questão estética continua sendo a principal motivação de grande parte das pessoas que busca um(a) nutricionista e uma academia.

Mas muitas pessoas não sabem que as transformações que ocorrem no corpo durante o processo de perda de peso nem sempre são como as esperadas e podem desagradar o paciente visualmente, gerando insatisfação.

Quando alguém ganha 30 kg, 40 kg, é comum que a pele “estique” para se adaptar ao volume corporal, o que gera dilaceramentos. Ao emagrecer, essas marcas na pele tendem a ficar mais visíveis, assim como a flacidez gerada pela pele que sobrou.
Em geral, pessoas que perdem muitos quilos se deparam com sobra de pele em regiões como braços, costas, interior das coxas e a queda dos seios —inclusive os homens, pois ao engordar há o crescimento das mamas. No entanto, a principal insatisfação costumar ser a pele excessiva na região do abdome.

Por mais que a pessoa faça musculação para ganhar massa muscular e perca toda a gordura localizada na barriga, a depender da idade e de hábitos anteriores, a pele excedente não é eliminada nem consegue retornar ao normal.

Esse ponto traz insatisfação e faz com que algumas pessoas até se questionem se valeu a pena tanto esforço para emagrecer, pois isso não trouxe o resultado estético sonhado.”

Como minimizar?

Entenda que a pele passará por um grande processo de readaptação. Para mantê-la saudável e minimizar cicatrizes, procure hidratá-la bem (com o uso de cremes), beba bastante água e reduza o consumo de alimentos que causam inflamação no organismo —frituras, fast-food, carboidratos refinados, produtos industrializados e açúcar (se possível, exclua esse último de sua dieta).

O consumo adequado de proteínas (carnes, ovos) é importante, pois o nutriente é utilizado na formação e regeneração dos tecidos (como a pele), assim como a ingestão de vitamina C, que estimula a produção de colágeno.

Procedimentos estéticos ajudam muito na cicatrização de estrias que podem estar aparecendo, assim como suplementos específicos, como a utilização de zinco, cobre, proteínas em pó, vitamina C, entre outras vitaminas e minerais.

Tenha paciência e não desista

Algumas pessoas pensam até em voltar a ganhar peso por não aceitarem a nova imagem. Não cometa esse erro. Lembre-se que emagrecer traz benefícios à saúde e não só estéticos.

Saiba que, com o passar do tempo, há um processo natural de renovação das células do corpo (incluindo da pele), o que vai fazer com que as marcas diminuam e o aspecto da pele se torne mais agradável aos seus olhos.

Caso o desconforto seja grande, ao ponto de abalar a autoestima e gerar problemas emocionais, considere passar por uma cirurgia plástica para remoção do excesso de pele. Inclusive, a operação também vai além da estética.

A pele que sobrou pode gerar inflamações externas (feridas) e internas, afinal, abaixo da pele teremos uma camada de células adiposas vazias, porém ainda permanentes. A manutenção delas no corpo sinaliza inflamação, e essa retomada da inflamação pode afetar o sistema metabólico e colaborar para seu reganho de peso.

Por essa justificativa comprovada é que o ciclo da bariátrica só acaba após a retirada da pele que sobrou da grande perda de peso.

Por Taise Spolti/Colunista de VivaBem

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Autor da “Lei Felca”, vereador Diego Vieira é investigado por suspeita de exploração sexual infantil

O parlamentar é autor da Lei Municipal Felca, que tem objetivo promover ações de enfrentamento à violência sexual contra...

Empresas vão poder abater dívidas com Anatel se conectarem faculdades à internet

Há pelo menos 118 unidades de ensino superior com dificuldades de acesso.Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e...

Piauí autoriza parceria para abrigar animais vítimas de maus-tratos apreendidos pela polícia

As propostas das organizações interessadas podem ser enviadas de 12 de fevereiro a 12 de março. O resultado final...

Prefeito no interior do Piauí anuncia pagamento de 60% do precatório do FUNDEF durante a Jornada Pedagógica 2026

A iniciativa representa um marco importante na valorização dos profissionais da educação e reafirma o compromisso da gestão municipal...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Sessões da Câmara de Guadalupe começam em 23 de fevereiro, anuncia presidente Adão Moura

Abertura do ano legislativo será às 19h e população é convidada a acompanhar os trabalhos.O presidente da Câmara Municipal...

MS leva conscientização sobre uso de preservativos para prevenção de doenças durante os carnavais de Recife, Salvador e Rio de Janeiro

Padilha reforça importância da proteção durante a folia e destaca a distribuição de 138 milhões de preservativos para todo...

Mais de 400 criminosos são presos por ataque aos Três Poderes em Brasília

Quatro ônibus chegaram até a Polícia Civil de Brasília...

Pelé deixa novamente UTI após instabilidade respiratória e tem quadro estável, diz boletim médico

Segundo o hospital, o ex-atleta se encontra 'estável do...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você