Vídeo: Putin convoca cidadãos e ameaça guerra nuclear contra Ocidente: “Não é blefe”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em pronunciamento, o líder russo diz que pode usar armas nucleares caso a soberania do país seja ameaçada e convoca 300 mil civis.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, decretou, nesta quarta-feira (21/9), a primeira mobilização do país desde a Segunda Guerra Mundial. De acordo com o chefe de Estado, o Ocidente quer “destruir e dividir” a nação russa e, por isso, a medida será tomada. A intenção é convocar 300 mil cidadãos – que já tiveram alguma experiência militar – para a guerra contra a Ucrânia.

Em pronunciamento, o líder russo falou que pode usar armas nucleares caso a soberania do país seja ameaçada. “Isso não é um blefe.”

“O objetivo do Ocidente é enfraquecer, dividir e destruir nosso país. Eles dizem que em 1991 foram capazes de dividir a URSS, e agora chegou a hora da própria Federação Russa, que deveria se dividir em muitas regiões em guerra”, assinalou.

Putin alertou que Moscou vai se defender com todo o seu vasto arsenal. “Não temos o direito moral de entregar pessoas próximas a nós para serem despedaçadas pelo carrasco. Não podemos deixar de responder ao desejo deles de determinar seu próprio futuro”, disse.

Motivação

A medida ocorre um dia após quatro regiões controladas por Moscou no leste e no sul da Ucrânia anunciarem que farão referendos para fazer parte da Rússia. As duas regiões separatistas do Donbas, Donetsk e Luhansk, juntamente com Kherson e Zaporizhzia, pretendem conduzir as votações ainda nesta semana, em um ato que busca impedir as investidas ucranianas para retomar essas áreas.

Na prática, caso a população aprove a anexação, Moscou passaria a considerar as quatro regiões como parte de seu próprio território. Em caso de investida ucraniana contra essas áreas, Putin entenderia como ataque à nação russa, o que poderia provocar retaliações, inclusive com armas nucleares.

O mandatário disse que seu objetivo é “libertar” a região do Donbass, no leste da Ucrânia. E afirmou que a maioria das pessoas que vivem em regiões sob controle russo não quer mais ser governada por Kiev.

Mobilização parcial

De acordo com o líder russo, só serão convocados para o serviço militar os cidadãos que se encontrem na reserva e, sobretudo, os que serviram nas Forças Armadas, que possuam determinadas especialidades militares e experiência relevante.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, diz que o decreto prevê a convocação de 300 mil cidadãos.

Além disso, os convocados para o serviço militar passarão, antes de serem enviados às unidades, por treinamento militar adicional.

“O regime de repressão em toda a Ucrânia foi fortalecido da maneira mais severa. A política de intimidação, terror e violência assume formas bárbaras cada vez mais terríveis”, pontuou.

O presidente russo afirmou que as instruções sobre a mobilização já foram dadas ao Ministério da Defesa e, no menor tempo possível, serão colocadas em prática. A previsão é de que a movimentação comece nesta quarta.

Com informações do Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Testes de sirenes serão realizados em Guadalupe nos dias 5 e 6 de dezembro como parte do plano de segurança da barragem de Boa...

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe, Piauí, será o foco de...

Presidente da Câmara de Jerumenha prestigia evento de cultura e respeito à consciência negra no povoado Artur Passos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O vereador Raulys Gama, presidente da Câmara Municipal de Jerumenha, participou de uma...

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...

Ministro Wellington Dias admite diálogo com ex-aliados e deixa em aberto aliança entre PT e PP

As declarações deixam em aberto as especulações de tratativas para um possível acordo. A reaproximação entre os dois partidos veio...
spot_img

Ministério da Saúde destina mais de R$ 90 milhões para ações do Programa Saúde na Escola

Os repasses serão feitos conforme o desempenho dos municípios nas ações de saúde escolar, incluindo prevenção de obesidade, promoção...

Programa Pé-de-Meia: nova parcela começará a ser paga em 25/11

O benefício será repassado conforme o mês de nascimento dos estudantes O Ministério da Educação (MEC) começará a pagar na segunda-feira,...
spot_img

Posts Recomendados