Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Testes tipo PCR para varíola dos macacos podem ter início na próxima semana

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 15 laboratórios estão cadastrados na Anvisa para distribuição dos kits de teste para o vírus Monkeypox.

Testes moleculares do tipo PCR para diagnóstico de Varíola dos Macacos (Monkeypox) em humanos podem ser distribuídos a laboratórios públicos a partir da próxima semana. A afirmação é de Maurício Zuma, diretor de Biomanguinhos, Instituto da  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que obteve a primeira autorização de registro para fornecimento de testes, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Testes tipo PCR para varíola dos macacos podem ter início na próxima semana

De acordo com o diretor, o cronograma de distribuição dos kits para o teste ainda está sendo organizado entre o Instituto e o Ministério da Saúde, e contemplará apenas a rede pública de laboratórios. “Esses testes têm a tecnologia do PCR em tempo real, e não podem ser realizados por pessoas individualmente, eles precisam de equipamentos de laboratório para serem realizados. Portanto, não serão distribuídos em farmácias, e sim serão distribuídos para a rede pública de laboratórios centrais dos estados”, afirma Zuma.

O Ministério informou, nessa terça-feira (20), que, inicialmente, deverão ser adquiridos 60 mil kits de Biomanguinhos, quantitativo que “pode variar de acordo com a disponibilidade, para distribuição por toda a rede de Lacens e Laboratórios de Referência, considerando a situação epidemiológica de cada estado”.

No total, são 15 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) cadastrados pelo Ministério, para realização dos testes diagnósticos de Monkeypox, nos estados da Bahia, Goiás, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, Pará e no Distrito Federal.

Segundo dados atualizados da Saúde, até essa terça, foram identificados 7.115 casos de infecção pelo vírus em todo o país. Vale destacar que o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (e-SUS) – que investiga e notifica a Monkeypox no Brasil, ganhou uma nova versão, que deve ser apresentada, nesta quinta-feira (22), às 18h, no Canal do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems). 

Fonte: Brasil 61

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Trabalho infantil resiste no Piauí, mas resgates caem mais da metade em um ano

O trabalho infantil é ilegal no Brasil para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz. Dados do Radar...

Senado aprova proposta que dá mais poder e autonomia para guardas municipais e agentes de trânsito

PEC incorpora as guardas municipais e os agentes de trânsito à segurança pública dos entes federativos. Texto segue para...

Beneficiários com descontos da fraude do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro

Presidente do INSS disse que as formas de ressarcimento ainda estão em discussão dentro do governo O presidente do INSS...

Risco de 3ª Guerra? Rússia responde após crítica de Donald Trump a Putin

Ameaça do presidente dos EUA, que já chamou o homólogo russo de 'louco', ocorre após bombardeios massivos da Rússia...
spot_img

Ministro da Fazenda prevê até R$ 2 bilhões em ressarcimentos por fraudes no INSS

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estimou que o valor de ressarcimento aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto...

Prefeitura de Guadalupe realiza antecipação dos salários de maio dos servidores municipais

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou nesta terça-feira, 27 de maio, a antecipação do pagamento dos...
spot_img

Posts Recomendados