PRF apreende 14 toneladas de produto desconhecido com nota fiscal falsa em Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A suspeita é de que seja um material utilizado para fabricação de agrotóxicos ou fertilizantes ilegais.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase 14 toneladas de um carregamento de produto em pó, ainda desconhecido, após uma abordagem na BR-316, em Teresina.

Segundo a PRF, o caso foi registrado na quinta-feira (22) e carga de pó branco, refinado e sem odor característico estava sendo transportada em sacos na carroceria de um caminhão-baú.

Os policiais relataram que a nota fiscal apresentada pelo motorista informava que o carregamento se tratava de Ácido Fúlvico, um tipo de adubo. Porém, em virtude da especificidade do tema, a PRF contatou a Divisão Regional de Fiscalização de Agrotóxicos, setor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o responsável pelo setor informou que, pelas características dos produtos, o pó branco não se refere ao produto que está descrito na nota fiscal.

Foto: PRF

Ainda durante as diligências, a PRF acrescentou que a Receita Federal informou que a empresa remetente da carga não tem autorização legal para importação e/ou comercialização dos produtos (descritos nas embalagens) no Brasil, já que pelas identificações das embalagens o produto é oriundo da China.

Nessa sexta-feira (24), a equipe da PRF solicitou à Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Piauí (MAPA-PI) que enviasse uma equipe para adoção dos procedimentos para o caso. Os auditores do MAPA-PI fizeram a apreensão do material e coletaram amostras para análise.

Foto: PRF

Diante das informações, a empresa remetente da carga poderá responder, a princípio, pelo crime de contrabando e pelo crime ambiental de produzir, comercializar, transportar, ter em depósito produto ou substância tóxica em desacordo com as exigências estabelecidas.

A ocorrência foi encaminhada para o MAPA-PI, que ao final do processo administrativo deverá, se for o caso, fazer os devidos encaminhamentos para os órgãos competentes.

Com informações da PRF

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados