Bolsonaro reforça “pauta do medo” contra Lula para impedir vitória no primeiro turno

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aliados do presidente vão recrudescer ataques contra o ex-presidente da República, que pode liquidar disputa já no primeiro turno

Estacionado nas pesquisas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro decidiu reforçar a ofensiva contra Lula concentrando os vídeos da eleição nos temas que promovem a “pauta do medo” para impedir que a disputa pelo Palácio do Planalto seja liquidada por Lula já no dia 2 de outubro.

Assuntos sensíveis em costumes – como o discurso contra a descriminalização das drogas e do aborto – e peças sobre os escândalos de corrupção dos governos petistas são a aposta para minar a candidatura petista na reta final da campanha, inclusive na noite deste sábado (24), no debate do SBT.

Reprodução

“Vamos usar tudo que desgasta o PT”, afirma um integrante do núcleo duro da campanha bolsonarista. “Segurança pública, drogas, aborto, vão destacar os valores conservadores que o presidente sempre defendeu. Estamos preparados para a guerra.”

Lula já avisou que não vai ao debate, mas nem por isso vai deixar de ser o foco principal dos ataques de Bolsonaro.

Na última sexta-feira (23), aliados do presidente começaram a reproduzir nas redes sociais um vídeo que contrapõe um discurso contra o aborto de Madre Teresa de Calcutá a uma fala em que o petista defende tratar a medida como uma “questão de saúde pública”.

“Então para pra pensar, nas próximas eleições iremos escolher mais do que um presidente, iremos escolher o tipo de exemplo que daremos pras nossas filhas, filhos e família”, diz o locutor do vídeo bolsonarista.

Ainda que aliados do presidente da República menosprezem os resultados das pesquisas mais recentes, chamadas por eles de “piada” e “peças de ficção”, os números do último Datafolha preocuparam – e muito – o Palácio do Planalto.

No levantamento, o petista tem 47% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro e chega ao patamar de 50% dos votos válidos, o que alimenta a esperança de petistas de encerrar a disputa daqui a oito dias.

Até agora, as tentativas de Bolsonaro de recuperar terreno e crescer nas pesquisas não funcionaram. O presidente corre o risco de se tornar o primeiro presidente da República que não conseguiu mais quatro anos no cargo, desde que o instituto da reeleição entrou em vigor, em 1997.

Os bolsonaristas sabem que a retomada da pauta de costumes não tem retorno garantido, já que o tema não está entre as prioridades do eleitor, mais preocupado com a situação econômica e o derretimento do poder de compra devido à elevada taxa de inflação.

“Corrupção não é mais preditor de voto, ainda mais agora que Bolsonaro está metido até o pescoço nela. O povo tá com fome, a classe média com medo do golpe. Qual o medo que sobra? De virar uma Venezuela?”, comenta um pesquisador com experiência em captar os ânimos do eleitorado.

Há, porém, uma ressalva: uma porcentagem significativa de eleitores católicos (na faixa de 20%) ainda não definiu o candidato – e para essa fatia do eleitorado, o discurso anti-aborto pode sensibilizá-los.

É o que esperam os bolsonaristas.

Por Rafael Moraes Moura — Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados