Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

TDAH: 5% das crianças apresentam transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Condição do neurodesenvolvimento, o TDAH é caracterizado pelos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Em 95% dos casos, surgem até os 12 anos de idade.

Mais de 5% das crianças têm Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no país. O dado é da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Segundo estimativa da entidade, 70% das crianças com TDAH apresentam outra comorbidade. Em 10% dos casos, apresentam três ou mais doenças.

Protocolo clínico aprovado pelo ministério da Saúde em julho deste ano considera o TDAH como uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada pela tríade de sintomas “desatenção, hiperatividade e impulsividade, em um nível exacerbado e disfuncional para a idade”. 

Segundo a ABDA, o transtorno está relacionado ao desequilíbrio de substâncias químicas, que atrapalha o funcionamento de algumas regiões do cérebro, sobretudo a parte frontal. Isso prejudica a execução de tarefas, administração do tempo e causa descontrole. Ou seja, a criança ou adolescente com o TDAH faz o que bem quiser. Ainda de acordo com associação, os sintomas surgem na infância e podem seguir pela vida adulta. Em 95% dos casos, surgem até os 12 anos de idade. 

O diagnóstico para TDAH é realizado de modo clínico, por um médico psiquiatra, pediatra ou outro profissional de saúde (como neurologista ou neuropediatra). 

Pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais de alerta e procurar diagnóstico clínico o quanto antes. É o que orienta a psicóloga Muria Ribeiro. “Hoje, conseguimos diagnosticar [TDAH]. É um diagnóstico clínico e quem, geralmente, acaba percebendo que essa criança tem essa agitação, são os pais ou a escola”, explica. “Aí, encaminha, procura ajuda de profissionais, de neurologistas, psiquiatras, um bom psicólogo. Hoje, sabemos que, além de um tratamento de excelência, temos também bons medicamentos”, tranquiliza.

A escola também é um ambiente importante para o diagnóstico e o tratamento precoce de TDAH. A pedagoga da coordenação da Regional de Ensino do Distrito Federal, Elizete de Medeiros, faz o acompanhamento de estudantes nas escolas públicas do DF. 

A pedagoga da coordenação da Regional de Ensino do Distrito Federal, Elizete de Medeiros, faz o acompanhamento de estudantes com sinais de TDAH nas escolas públicas do DF. A profissional explica que quando uma criança é identificada com os sinais da doença, os pais são imediatamente acionados. “Normalmente quando um professor identifica uma criança com características, por exemplo, de TDAH, é esse profissional pedagogo – e nas escolas que tem equipe completa, pedagoga e psicóloga -, é que vai fazer o acolhimento inicial”, detalha. “E dentro desse acolhimento inicial damos orientação para família, orientação para escola, adaptações específicas caso seja necessário, tendo ou não o diagnóstico fechado”, diz.

Em novembro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que obriga o poder público a desenvolver e manter programa de acompanhamento integral para alunos com dislexia, TDAH ou outro transtorno de aprendizagem. A norma vale para as escolas da educação básica das redes pública e privada. Ainda de acordo com a lei, os profissionais da rede de ensino devem atender as necessidades específicas no desenvolvimento do educando em parceria com a rede de saúde.

Tratamento no SUS

Diferentes níveis de complexidade compõem o cuidado para cidadãos que sofrem de doenças psíquicas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), graças a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

A porta de entrada para esse tratamento na rede pública é a Atenção Primária à Saúde, que  faz a abordagem dos Transtornos Mentais, principalmente os leves e moderados. São serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre ótica interdisciplinar.

O cuidado de crianças e adolescentes com TDAH é realizado gratuitamente nos serviços especializados, os Centros de Atenção Psicossocial infantil.

Com informações do Brasil 61

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Motocross em Guadalupe superou expectativas com 14 provas, 240 pilotos e R$ 40 mil em premiação”, afirma prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes. O Motocross do Trabalhador de Guadalupe foi concluído neste domingo (4), com um grande sucesso de público,...

Bolsonaro deve receber alta hospitalar nos próximos dias, diz boletim médico

Ex-mandatário segue se recuperando após intervenção no intestino e permanece com restrição de visitas. Jair Bolsonaro (PL) deve receber alta hospitalar em breve,...

Golpistas se passam por delegados no Piauí e exigem dinheiro para “encerrar investigações”

Criminosos entram em contato com as vítimas e as coagem sob a alegação de que estão sendo investigadas por...

II Festival de Negócios de Jerumenha fecha edição com saldo positivo para empreendedores locais, diz equipe organizadora

Por Gleison Fernandes. O II Festival de Negócios de Jerumenha foi encerrado neste sábado (3) com resultados positivos para os...
spot_img

Governo Lula abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam na segunda-feira (5) Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos podem se inscrever a partir desta segunda-feira...

Ministro Alexandre Silveira prevê reforma do setor elétrico por MP em 15 dias

Mudanças incluem abertura do mercado livre de energia e benefícios para baixa renda O ministro de Minas e Energia, Alexandre...
spot_img

Posts Recomendados