Presidente do STF diz que liberdade de expressão não abriga “agressões e manifestações que incitem ódio e violência”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministra Rosa Weber fez discurso após ataques de militantes bolsonaristas contra ministros da Corte em Nova York

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou nesta quarta-feira que a liberdade de expressão não abriga agressões e manifestações que incitem ódio e violência, inclusive moral”. O discurso da ministra ocorreu por ocasião do “dia internacional da tolerância” e dois dias após ataques perpetrados por militantes bolsonaristas contra ministros da Corte em Nova York.

Foto: Fellipe Sampaio/STF

— A liberdade de expressão, reafirme-se em absoluto, não abriga agressões e manifestações que incitem ódio e violência, inclusive moral — disse Rosa, no início da sessão de julgamentos.

Disse ainda a presidente do STF:

— A tolerância é harmonia na diferença, não é apenas um dever moral, como também uma exigência política.

Na segunda-feira, a presidente do STF divulgou uma nota em que repudiou os ataques proferidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra ministros da Corte. Os magistrados estavam na cidade norte-americana para participar de um evento promovido por um grupo empresarial.

Nesta quarta-feira, a ministra reiterou o que disse no texto e afirmou que “intolerância e violência, inclusive moral” são incompatíveis com a democracia.

— Com o registro, cuja importância avulta nos tempos procelosos [que estamos a viver e que me levaram, na última segunda-feira, dia 14, a reafirmar, em nota pública, que a democracia, fundada no pluralismo de ideias e opiniões a legitimar o dissenso se mostra absolutamente incompatível com atos de intolerância e violência, inclusive moral, contra qualquer cidadão — afirmou a presidente do STF.

Ataques em NY

Os ministros do STF Alexandre de Moraes, , Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski e o ex-presidente Michel Temer estavam em Nova York para participar do evento ‘Lide Brazil Conference’, promovido pelo Grupo Lide (Líderes Empresariais) no Harvard Club.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Luís Roberto Barroso aparece sendo seguido por uma mulher pela rua. Na mídia, é possível ver que o ministro do STF, após ser acuado, pede que ela “não seja grosseira”. Alexandre de Moraes também foi atacado enquanto jantava em um restaurante com a mulher, assim como o ex-presidente Michel Temer, hostilizado quando chegava em seu hotel.

Já o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes foi abordado enquanto estava em um restaurante com a mulher. Duas pessoas se aproximam da mesa do magistrado e gritaram frases em português e inglês, antes de serem retirados do local pela segurança. O ministro chegou a levantar e se aproximar dos manifestantes durante o incidente.

Por Mariana Muniz — Brasília/ O GLOBO

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...

Prazo para mei, micro e pequenas empresas aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Microempreendedor individual que foi excluído deve regularizar pendências para retornar ao regime simplificado de tributos Empreendedores que desejam aderir ou...
spot_img

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...
spot_img

Posts Recomendados