Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Fiocruz alerta para tendência de aumento de casos de síndrome respiratória no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Boletim InfoGripe cita o Piauí entre os 12 estados com tendência de aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave.

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (18), reforça o crescimento dos casos de Covid-19, que já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas.

Os dados indicam crescimento dos casos positivos para Sars-CoV-2 (vírus causador da Covid-19), especialmente na população adulta.

Fiocruz alerta para tendência de aumento de casos de síndrome respiratória no Piauí

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os registros com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 10,3% para influenza A; 0,3% para influenza B; 24,2% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 47% Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus entre os positivos foi de 4,1% para influenza A; 0,0% para influenza B; 1,4% para VSR; e 83,6% Sars-CoV-2.

Segundo o boletim, o Piauí e outras 11 unidades federativas apresentam tendência de aumento moderado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG): Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Nesse contexto, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) emitiu uma nota recomendando o uso de máscara em ambientes fechados.

“Recomenda-se a adoção das seguintes medidas, dentre outras que possam contribuir para evitar o contágio: uso de máscara de proteção facial, principalmente em ambientes fechados; higiene constante das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel (70%); evitar ambientes com aglomerações de pessoas”, menciona a nota divulgada pelo CRM-PI.

As recomendações foram reforçadas pela Fiocruz, que citou ainda a vacinação como “melhor medida de proteção individual e coletiva contra a Covid-19”.

“As pessoas devem buscar completar o seu esquema vacinal, incluindo a segunda dose de reforço já recomendada para todos os maiores de 18 anos. Quem testar positivo para Covid-19, deve aguardar 30 dias a partir do início dos sintomas para receber a dose de reforço”, declarou a Fiocruz.

Com informações da Fiocruz

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

Atual secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz assume cargo O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou sua saída do cargo, nesta...

Deputado Júlio César confirma acordo com Rafael Fonteles sobre chapa majoritária

Presidente estadual do partido, Júlio César destacou a solidez da aliança entre PT, MDB e PSD O deputado federal Júlio...

Lula torna permanente a lei Aldir Blanc, de fomento à cultura

Nova legislação estende prazos de investimento e estabelece regras para fomento ininterrupto da cultura em todo o país. Lei...

Ex-deputado e nº 2 de Carlos Lupi: quem é o novo ministro da Previdência

Queiroz atualmente é secretário-executivo da Previdência Social. Ele ocupará cargo deixado por Carlos Lupi, que pediu demissão após o...
spot_img

Operação combate desmatamento ilegal em seis municípios do Piauí

Ação da Semarh fiscalizou 36 áreas e aplicou R$ 550 mil em multas por danos ambientais. A Operação Carcará 01,...

Prefeitura de Guadalupe promove Dia de Campo para idosos do CCI na Chácara Península e já planeja novo passeio em junho

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira,...
spot_img

Posts Recomendados