Fiocruz alerta para tendência de aumento de casos de síndrome respiratória no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Boletim InfoGripe cita o Piauí entre os 12 estados com tendência de aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave.

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (18), reforça o crescimento dos casos de Covid-19, que já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas.

Os dados indicam crescimento dos casos positivos para Sars-CoV-2 (vírus causador da Covid-19), especialmente na população adulta.

Fiocruz alerta para tendência de aumento de casos de síndrome respiratória no Piauí

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os registros com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 10,3% para influenza A; 0,3% para influenza B; 24,2% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 47% Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus entre os positivos foi de 4,1% para influenza A; 0,0% para influenza B; 1,4% para VSR; e 83,6% Sars-CoV-2.

Segundo o boletim, o Piauí e outras 11 unidades federativas apresentam tendência de aumento moderado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG): Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Nesse contexto, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) emitiu uma nota recomendando o uso de máscara em ambientes fechados.

“Recomenda-se a adoção das seguintes medidas, dentre outras que possam contribuir para evitar o contágio: uso de máscara de proteção facial, principalmente em ambientes fechados; higiene constante das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel (70%); evitar ambientes com aglomerações de pessoas”, menciona a nota divulgada pelo CRM-PI.

As recomendações foram reforçadas pela Fiocruz, que citou ainda a vacinação como “melhor medida de proteção individual e coletiva contra a Covid-19”.

“As pessoas devem buscar completar o seu esquema vacinal, incluindo a segunda dose de reforço já recomendada para todos os maiores de 18 anos. Quem testar positivo para Covid-19, deve aguardar 30 dias a partir do início dos sintomas para receber a dose de reforço”, declarou a Fiocruz.

Com informações da Fiocruz

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Marcos Parente ganha Van adaptada para beneficiar pacientes em tratamento de saúde

Veículo garantido por emenda parlamentar proporcionará conforto aos marcoenses em tratamento fora do município. Na manhã desta quinta-feira, 16 de...

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe inicia campanha de mobilização para prevenir queimadas em meio ao clima seco

O município planeja ampliar sua campanha com palestras, panfletagem e outras ações educativas para conscientizar a população sobre a...

Mais de 150 crianças foram vítimas de estupro no Piauí no primeiro trimestre de 2024

Maio Laranja faz alerta para o abuso sexual em crianças e adolescentes. No mês de combate ao abuso sexual infantil,...
spot_img

Esporte: sorteados times que se enfrentarão na 1ª rodada da Copa Floriano 2024

A abertura da Copa está marcada para o dia 21 de Maio, às 19h, e o 1° jogo fica...

Nos EUA, governador defende transição energética e aponta Piauí como um celeiro de oportunidades

Rafael Fonteles esteve presente em dois eventos financeiros em Nova Iorque nesta quarta (15), onde apresentou o modelo de...
spot_img

Posts Recomendados