Fiocruz alerta para tendência de aumento de casos de síndrome respiratória no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Boletim InfoGripe cita o Piauí entre os 12 estados com tendência de aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave.

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (18), reforça o crescimento dos casos de Covid-19, que já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas.

Os dados indicam crescimento dos casos positivos para Sars-CoV-2 (vírus causador da Covid-19), especialmente na população adulta.

Fiocruz alerta para tendência de aumento de casos de síndrome respiratória no Piauí

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os registros com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 10,3% para influenza A; 0,3% para influenza B; 24,2% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 47% Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus entre os positivos foi de 4,1% para influenza A; 0,0% para influenza B; 1,4% para VSR; e 83,6% Sars-CoV-2.

Segundo o boletim, o Piauí e outras 11 unidades federativas apresentam tendência de aumento moderado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG): Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Nesse contexto, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) emitiu uma nota recomendando o uso de máscara em ambientes fechados.

“Recomenda-se a adoção das seguintes medidas, dentre outras que possam contribuir para evitar o contágio: uso de máscara de proteção facial, principalmente em ambientes fechados; higiene constante das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel (70%); evitar ambientes com aglomerações de pessoas”, menciona a nota divulgada pelo CRM-PI.

As recomendações foram reforçadas pela Fiocruz, que citou ainda a vacinação como “melhor medida de proteção individual e coletiva contra a Covid-19”.

“As pessoas devem buscar completar o seu esquema vacinal, incluindo a segunda dose de reforço já recomendada para todos os maiores de 18 anos. Quem testar positivo para Covid-19, deve aguardar 30 dias a partir do início dos sintomas para receber a dose de reforço”, declarou a Fiocruz.

Com informações da Fiocruz

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Gedison Alves confirma show de Tarcísio do Acordeon nos festejos de Marcos Parente em 15 de julho

Festejos da padroeira. O prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves, anunciou oficialmente que o renomado músico Tarcísio do Acordeon será...

Presidente da Câmara, Dr. Dilson Barbosa dedica mensagem aos trabalhadores de Guadalupe

Dia do Trabalhador. O Presidente da Câmara Municipal de Guadalupe, Dr. Dilson Barbosa, expressou sua gratidão aos trabalhadores do município...

Mari Fernandez assina com a Som Livre o maior contrato já oferecido a uma artista mulher

Mari Fernandez agora faz parte do time de estrelas da Som Livre. Nesta terça-feira (30), a cantora assinou contrato...

Saúde de Jerumenha acompanha pacientes no Mutirão de Catarata em Floriano, 96 cirurgias realizadas

Os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes. No Mutirão de Catarata realizado em Floriano,...
spot_img

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios...

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo

Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como...
spot_img

Posts Recomendados