Piauiense Esperança Garcia é reconhecida pela OAB Nacional como a primeira Advogada do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ela foi uma mulher negra escravizada e lutou contra situação a qual ela e outras pessoas eram submetidas.

Esperança Garcia foi reconhecida como a Primeira Advogada do Brasil pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) durante Sessão Ordinária do ano realizada manhã desta sexta-feira (25). Segundo a OAB-PI, o Conselho aprovou também a construção do busto da advogada no átrio do prédio sede.

Esperança Garcia foi uma mulher negra escravizada no século XVIII, no município de Oeiras, no Centro Sul do Piauí. Ela nasceu na fazenda Algodões, propriedade que pertencia a padres jesuítas brasileiros, onde aprendeu a ler e escrever. Aos 16 anos, se casou e teve seu primeiro filho.

A conselheira federal Silvia Cerqueira lembra da trajetória para o reconhecimento de Esperança. Foto: Reprodução/OAB/PI

A Conselheira Federal da OAB-PI, Élida Fabrícia, destacou a importância desse momento.

Ela foi uma mulher negra escravizada, submetida a diversas agruras advindas de sua condição vulnerável. Mas nada disso a deteve na busca de seus ideais. Essa luta começou há muitos anos no Piauí, quando em 2017 conseguimos o reconhecimento na Seccional. Agora, o reconhecimento vem da OAB Nacional, em uma verdadeira reparação histórica dos prejuízos que a Advocacia negra e feminina já sofreu”, disse.

Ainda conforme Élida Fabrícia, esse reconhecimento serve também de exemplo para advocacia brasileira. “Como mulher e Conselheira Federal, não consigo mensurar a emoção desse momento. Não contenho as lágrimas, afinal Esperança é exemplo, não somente para a Advocacia de todo o Brasil, mas também para todas as mulheres que saem de casa todos os dias em busca de suas realizações e conquistas. Ela nos inspira a estarmos sempre em processo de superação”, completa.

Foto: Ascom

Símbolo de resistência, Esperança Garcia lutou pelo Direito e sua natureza jurídica foi vista logo cedo, quando, no dia 6 de setembro de 1770, escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam, tendo sido inclusive separada de seu marido e impedida de batizar os filhos. Essa carta foi considerada o primeiro Habeas Corpus feito por uma mulher. A carta foi encontrada em 1979 no arquivo público do Piauí.

Primeira advogada do Piauí

Em 2017, a OAB-PI reconheceu Esperança Garcia como primeira advogada do Piauí. A voz de Esperança Garcia é um brado pela luta contra o racismo e pela igualdade de gênero, raça e classe no país.

O legado de Esperança também representa um combustível para alimentar a coragem e a resistência do povo brasieliro. Ela compõe memórias de lutas do povo negro e dá voz aos que foram historicamente calados.

Com informações da OAB-PI

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gustavo Neiva diz que PP segue avaliando Joel Rodrigues como pré-candidato ao governo do Piauí

O deputado Gustavo Neiva (Progressistas) revelou que o partido está analisando a viabilidade da candidatura de Joel Rodrigues ao...

Maranhão teve três desaparecimentos por dia em 2025, conforme Sinesp

Há um mês equipes buscam crianças em Bacabal, no interior do estado Há 30 dias o país acompanha as buscas por...

Uruçuí aparece em 4º lugar no ranking do MATOPIBA em tecnologia e produção agrícola, aponta relatório

O município de Uruçuí, no sul do Piauí, ocupa a quarta posição entre as cidades que mais se destacam...

Fiscalização nacional combate fraudes em postos de combustíveis no Piauí

Fiscalização do Inmetro e da ANP vai inspecionar cerca de 180 postos em todo o Brasil; no Piauí, ações...
spot_img

Ciro Nogueira destaca investimentos em saúde e obras estruturantes para o Piauí

Parlamentar reforça apoio financeiro a municípios para fortalecer a atenção básica e melhorar a qualidade de vida da população...

Jovem é acusado de agredir o cão Orelha

Um jovem foi apontado como agressor de Orelha e quatro na tentativa de afogamento do cão Caramelo. Orelha morreu...
spot_img

Posts Recomendados